Copel não segue orientação da Aneel e prejudica pequenos municípios do PR

Marcadores:


Deputado João Arruda vai denunciar a desobediência à Aneel e ao Ministério de Minas e Energia e cobrar explicações do presidente da Copel

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) não está atendendo a orientação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prorrogou para 1º de julho de 2013 a transferência aos municípios da administração das redes de energia elétrica. A denúncia é do deputado federal João Arruda (PMDB-PR), com base em relatos de prefeitos do interior do Paraná.

A resolução 414/2010 da Aneel, prevista inicialmente para entrar em vigor no início de outubro de 2011, aumenta em 30% as despesas dos municípios. O novo prazo para transferência foi anunciado pela Agência após a mobilização dos deputados na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e das entidades representativas dos municípios do país.

João Arruda vai comunicar a desobediência da energética paranaense à Aneel e ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. O deputado também vai cobrar explicações do presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

“A Aneel prorrogou o prazo após uma série de audiências na Câmara, porém a Copel continuou pressionando os prefeitos para assumirem a administração das redes de distribuição de energia elétrica”, disse o deputado, membro titular da CDU da Câmara.

Superavitária – Com esta atitude anti-municipalista, afirma João Arruda, o Governo do Estado está colocando os pequenos municípios em grandes dificuldades. “Não tem motivo nem justificativa para esta transferência. A Copel tem fechado as contas constantemente com superávit”, destacou o deputado.

Em 2010, a Copel registrou lucro líquido superior a R$ 1,01 bilhão. Em 2011, nos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido da Companhia era superior a R$ 988 milhões. “É um absurdo o que a Copel está fazendo, não seguindo orientação da Aneel como nos outros estados e colocando os pequenos municípios em situação muito difícil”, disse.
           
            Apoio da AMP – O deputado entrou em contato, na manhã desta quinta-feira (26), com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha, o Gabão. João Arruda explicou a situação e recebeu a garantia de que o tema será tratado na próxima terça-feira (31).

            “O Gabão (prefeito de Piraquara) vai debater a denúncia na reunião dos coordenadores das microrregionais e prefeitos do Paraná”, informou. “Não podemos admitir esta falta de solidariedade do Governo do Estado, principalmente com os pequenos municípios”, concluiu João Arruda.

Foto legenda (joao arruda2601)
João Arruda: “A Copel está agindo como inimiga dos municípios, principalmente os pequenos”
Foto: Gabinete João Arruda/Brasília





Deputado federal João Arruda
Assessoria de Imprensa
(41) 3078-5633
@joao_arruda

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.