Rafael Greca é recebido em escolas de samba e recebe prêmio Leão do Samba

Marcadores:


O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca visitou na quarta-feira (15) o ensaio de duas escolas de samba de Curitiba, que irão desfilar neste final de semana na Avenida Cândido de Abreu. Na Embaixadores da Alegria e na Mocidade Azul, Greca foi recebido com festa, dançou com as velhas baianas e recebeu o prêmio “Leão do Samba”, em reconhecimento ao apoio que sempre dispensou aos carnavalescos da capital.
Greca é pré-candidato a prefeito de Curitiba e aproveitou o encontro para ouvir de foliões e dos presidentes Alberto Neumann (Embaixadores da Alegria) e Altamir Jorge Lemos (Mocidade Azul), reivindicações do segmento para incluir em seu plano de governo.
“O ponto principal de convergência entre as escolas é a necessidade imediata de mudar o local do desfile”, destacou Rafael Greca. “Após a minha gestão (1993-96) o evento migrou para vários lugares e agora se estabeleceu na Cândido de Abreu, que não favorece as escolas e não estimula o crescimento dessa tradição em Curitiba”, disse.
Embaixadores da Alegria - Antes de ir para o ensaio, Greca foi conhecer o barracão onde são confeccionados os carros alegóricos e as fantasias, na região do bairro Fazendinha. O ex-prefeito foi introduzido pelo ator e produtor cultural Saul D’ávila.
"Seja bem vindo o prefeito que nos proporcionou os melhores carnavais", disse Saul ao recepcionar Greca. Estavam presentes no local o presidente da escola Alberto Neumann, que é engenheiro como o ex-prefeito e foi aluno do pai de Greca, o compositor do samba-enredo da escola Marcelo Nunes, formado em harmonia na Escola de Samba da Mangueira do Rio de Janeiro.
A diretoria da Embaixadores da Alegria aproveitou o encontro para presentear Greca com um CD do samba-enredo deste ano. Juntos eles discutiram alternativas para a Cândido de Abreu e futuros carnavais.
"O bonito é que, aqui em Curitiba, nas escolas de samba, tudo é feito à mão. Nas quadras, o ambiente é familiar. Os rostos são de gente honesta e trabalhadora. Povo bom e trabalhador que apenas quer ter o direito de transmitir aos seus filhos e netos a alma brasileira, o amor pelo samba, à tradição da alegria saudável", disse Greca.
O ex-prefeito indagou sobre os motivos para não realizar a preparação das escolas nos barracões das Ruas da Cidadania, construídos em sua administração. Greca também lembrou, durante o encontro, de escolas de samba extintas por falta de apoio dos governos municipais como a Não Agite, Colorado e Acadêmicos da Sapolândia.
Evoluções - Em seguida Rafael Greca foi até a quadra de futebol do ex-vereador Gunha, emprestada para o treinamento das evoluções das alas da Embaixadores da Alegria. No local, o ex-prefeito se deparou com a chaminé que restou da antiga olaria de Carlos Klempz, onde eram fabricadas as telhas em estilo francês e alemão dos telhados típicos de Curitiba.
No ensaio, Greca foi saudado, tirou fotos com simpatizantes, e conheceu os demais integrantes. "O agradecimento é a memória do coração. É preciso agradecer a Embaixadores da Alegria e a todo povo resistente, que não permite a morte do samba na nossa Curitiba".
Mocidade Azul - Ainda na quarta, Rafael Greca visitou o ensaio da Escola de Samba Mocidade Azul, campeã de vários carnavais de Curitiba e que comemora 40 anos em 2012. No local, o ex-prefeito ganhou o prêmio Leão do Samba, entregue pelo presidente Altamir Jorge Lemos.
"Leve um troféu Charrão para o senhor, que foi o melhor prefeito para o Carnaval e para a vida do povo de Curitiba, com obras como o Farol da Saber e as Ruas de Cidadania”. Lemos fez questão de entregar outro prêmio, para Greca entregar a esposa Margarita Sansone, em reconhecimento ao apoio dado às escolas durante sua gestão na Fundação Cultural.
O presidente fez questão de destacar todo o incentivo recebido da prefeitura no desfile de 1993, em comemoração aos 300 anos de Curitiba e nos anos seguintes. “A cultura popular, depois de vocês, nunca mais foi realmente valorizada”.
“Hoje, o Carnaval é o primo pobre das Viradas Culturais e do Festival de Teatro de Curitiba", concluiu Lemos. Presentes no local para recepcionar Greca o coreógrafo Ricardo Garanhani, que também é membro do corpo de balé do Teatro Guaíra, e Silvio Costa, mestre de samba e compositor do samba-enredo "Tudo Azul", que será usado no desfile este ano.
Veja mais fotos da visita de Greca às escolas de samba no site www.rafaelgreca.org.br.

Foto Legenda: Greca com simpatizantes da Embaixadores da Alegria



Rafael Greca 
Assessoria de imprensa 
(41) 9819-4489 e 9176-8814 
www.rafaelgreca.org.br 
@Rafael_Greca 

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.