Seminário "Urbanismo Democrático e Ecologia Humana" virou evento suprapartidário em São José do Rio Preto

Marcadores:


O Encontro Regional "O PMDB e as Cidades", promovido sábado (11) pelo PMDB de São José do Rio Preto e Fundação Ulisses Guimarães (FUG), se transformou num evento suprapartidário. Mais de 300 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas sociais foram conferir a palestra "Urbanismo Democrático e Ecologia Humana", com o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
O seminário, teve como base o auditório o Centro de Convenções da Acirp (Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto). “Temos que nos preocupar, sim, com o meio ambiente, mas não podemos nos esquecer da qualidade de vida do filho, da mulher e do homem”, destacou Greca, arrancando aplausos da platéia.
O ex-prefeito de Curitiba é urbanista e já foi premiado em 1996 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o "World Habitat Award". Rafael Greca é pré-candidato a prefeitura de Curitiba pelo PMDB, nas eleições de 7 de outubro.
O seminário em São José do Rio Preto foi organizado pelo deputado federal Edinho Araújo, presidente regional do PMDB e vice-presidente estadual do partido. O evento marcou o lançamento do curso de formação política da Fundação Ulisses destinado aos militantes que desejam disputar as eleições de outubro.
Panorama
Em sua palestra, Greca explicou que a ecologia humana se consolida na engenharia ambiental, “na ocupação sustentável do solo, nas soluções da expansão humana das áreas de risco, no planejamento da ampliação dos quadros urbanos, na destinação do lixo, e napolítica habitacional correta, entre outros”, disse. 
Citando vários exemplos de ações realizadas em Curitiba quando administrou a Capital paranaense, de 1993 a 1996,, Greca deixou um recado claro aos pré-candidatos. 
“As cidades podem ser mais fortes que as dificuldades. A felicidade do povo nasce da virtude dos governantes”. O urbanista citou uma frase do Padre Vieira: “Somos o bem quefazemos. Quando fazemos o bem, existimos. Senão, apenas duramos”.
Greca criticou a influência do poder econômico nas eleições, nas quais prevalecem as ações de marketing e até as vaidades pessoais de candidatos, em detrimento dodebate de propostas concretas para solucionar os problemas que desafiam a administração e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O ex-prefeito de Curitiba também destacou a necessidade de políticas públicas dinâmicas para enfrentar o inchaço urbano, preservar os mananciais de água, e dar boas condições “aos filhos do homem e da mulher”. 
Para ele, as cidades devem trocar as grandes obras de concreto, que sepultam e confinam os rios, pela construção de parques, evitando alterar o curso dos veios d´água. “Com o dinheiro de dois quilômetros de canalização, fazemos um belo parque nas margens, preservando uma área para o rio ocupar durantes as cheias. Os parques são uma solução para a drenagem urbana”, defendeu.
Próximos eventos
Mais duas palestras estão agendadas pelo PMDB regional, uma para o dia 3 de março, onde o deputado federal Gabriel Chalita, pré-candidato a prefeitura de São Paulo pelo PMDB, falará sobre os desafios da Educação, e outra no dia 31, onde o  presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB), falará sobre Desevolvimento e Geração de Empregos nos Municípios.
As lideranças do PMDB nacional deverão desembarcar em Curitiba, no mês de março, para um grande evento, ainda sem dia definido, que está sendo organizado pelo deputado federal e secretário geral do PMDB-PR, João Arruda.


Crédito da foto: Acessoria Edinho Araújo.


Rafael Greca
Assessoria de imprensa
(41) 9819-4489 e 9176-8814
www.rafaelgreca.org.br
@Rafael_Greca
rafaelgreca@sul.com.br

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.