Câmara instala a Comissão Especial do Marco Civil da Internet. João Arruda é o presidente

Marcadores:


A Câmara Federal instalou nesta quarta-feira (28) a Comissão Especial que irá analisar o projeto de lei (PL 2126/2011), que cria o Marco Civil da Internet no Brasil.. A proposta, que prevê os direitos e deveres dos usuários e dos provedores, será analisada por um grupo de 28 parlamentares que terão como presidente o deputado João Arruda (PMDB-PR).

Antes de virar projeto de lei e chegar ao Congresso Nacional, à proposta do Poder Executivo já passou por consulta pública, feita pelo Ministério da Justiça. João Arruda afirma que esta iniciativa adiantou bastante as discussões sobre a matéria, mas que ainda serão necessários muitos debates e uma nova e ampla consulta, através do portal e-Democracia, da Câmara Federal.

"Vamos convocar, para discutir o Marco Civil da Internet, as pessoas e setores envolvidos diretamente com esta questão", disse o presidente da CE. "Nesta lista estarão incluídos os blogueiros progressistas, sites e agências de notícias, responsáveis por atividades artísticas e culturais na rede, militantes dos direitos civis e humanos, provedores de internet...", informou João Arruda, indicado para o grupo pelo líder do PMDB, Eduardo Henrique Alves (RN).

Contexto
Entre os princípios estabelecidos no texto está a garantia da neutralidade de rede, ou seja, o responsável pela transmissão de dados (provedores de conexão) deverá dar o mesmo tratamento para todos os pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino. Fica vedada qualquer discriminação ou degradação do tráfego.

Também será vedado monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes de dados. Outros princípios que deverão ser observados são a liberdade de expressão; a proteção da privacidade e dos dados pessoais; e a preservação da natureza participativa da rede.

Procedimento
João Arruda informa que a CE do Marco Civil voltará a se reunir na próxima terça-feira (3 de abril), às 15h. O encontro, com participação do vice-presidente e o relator, os deputados Manoel Junior (PMDB-PR) e Alessandro Molon (PT-RJ), vai definir o plano de trabalho e votar requerimentos. A intenção é promover audiências em vários estados.

O presidente informa que o projeto do Marco Civil não trata diretamente de crimes cibernéticos, por exemplo, mas traça princípios básicos que devem ser respeitados no uso da rede mundial de computadores.

A legislação, segundo João Arruda, será importante também para a atuação do Judiciário, que tem tomado decisões conflituosas por falta de uma normativa específica.

            O relator, Alessandro Molon, acredita que os trabalhos da CE poderão ser concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.

Foto legenda (CE marco civil internet2803)
O deputado João Arruda (na foto, ao centro) será o presidente da Comissão Especial do Marco Civil da Internet
Foto: Renato Antunes





Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa
(41) 3078-5633
@joao_arruda

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.