O ex-prefeito de
Curitiba Rafael Greca (PMDB) tem uma alternativa mais econômica e de menor
impacto socioambiental para melhorar a mobilidade urbana em Curitiba. Ele defende
a instalação do sistema de monotrilho, em substituição ao projeto do metrô
convencional, programado para os próximos anos para a capital paranaense.
Greca citou o projeto
do monotrilho aprovado para a construção na Linha 2 do metrô de São Paulo, que
segundo ele, trará economia aos cofres públicos e muito mais funcionalidade
para o transporte coletivo curitibano.
“Metrô aéreo é melhor que enterrado. Com R$ 2
bilhões, faremos 65 quilômetros de linha aérea ao invés de túneis. Só tatu
morre cavocando. Na simulação do projeto paulistano, temos a base do que sonho
para Curitiba, mas é claro que daremos nosso toque”, frisou Greca,
pré-candidato a prefeito pelo PMDB.
Veículo econômico
O monotrilho ou
monocarril é uma ferrovia construída por um único carril/trilho, em oposição às
ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos. Um dos mais antigos
monotrilhos do mundo, o Wuppertal, na Alemanha, foi construído em 1901, e ainda
se encontra em funcionamento.
“Sem dúvida, é a
alternativa mais econômica, funcional e ecologicamente correta para o
transporte público, neste momento, em Curitiba”, disse Rafael Greca.
Existem dois tipos principais de
monocarril: nos monocarris suspensos o veículo está localizado debaixo do carril e suspenso por cima. No
modelo mais popular, o veículo encaixa-se no carril. Existe ainda outro modelo
no qual as rodas são colocadas dentro do carril.
Os monotrilhos modernos são
propulsionados por energia eléctrica e têm normalmente pneus em vez das usuais rodas de ferro. Estes pneus rolam por
cima e pelos lados do trilho, de forma a fazer movimentar e estabilizar o trem.
Exemplo local
No Brasil, o único sistema de monotrilho
existente é o de Poços de
Caldas. De propriedade particular, a linha
elevada interliga o terminal rodoviário da cidade até a área central,
totalizando 6 quilômetros de extensão e 11 estações.
Atualmente, o monotrilho está
desativado e uma parte da via foi destruída em 2003, impossibilitando o
reinício imediato das operações. Há planos para a sua revitalização e
reativação.
Ainda no Brasil, o Governo do
Estado de São Paulo, anunciou em 2009 a intenção de construir linhas de
monotrilhos na Capital do estado como
alternativa de menor custo para a expansão da rede metroviária.
Veja no link: (http://www.youtube.com/watch?v=0PD6K8Iem18&feature=youtu.be)
como será o monotrilho da Linha Verde do Metrô em São Paulo.
Foto legenda
Rafael
Greca defende o modelo de monotrilho para melhorar a mobilidade urbana de
Curitiba e região metropolitana
Foto:
Reprodução
Rafael Greca
Assessoria de imprensa
(41) 9889-2692, 9819-4489
e 9176-8814
@Rafael_Greca
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