Descendentes de Secundo Pivatto mantêm a tradição no encontro anual em Santa Helena

Marcadores:


Os descendentes da família de Secundo Pivatto, desbravadores do Oeste do Paraná, vão manter a tradição e realizar no próximo final de semana o encontro anual em Santa Helena, na orla do Lago de Itaipu. Esta será a quinta vez em que os filhos, netos, bisnetos e tataranetos do pioneiro se encontram.

Os filhos de Secundo Pivatto – João Bortolo, Olívia, Antonio, Frederica, Rosa, Ângelo, Guilherme e Albina –, migraram para o Paraná e outros estados no início do século passado. As reuniões da família tiveram início da década de 1990, após pesquisa na internet.

O levantamento começou na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, com Ângelo Pivatto (em memória), morador de Santa Helena. Na época foi estruturada a árvore genealógica da família bem como o Brasão dos Pivattos, vindos da Itália.

Programa
A reunião acontece na comunidade da Esquina Bela Vista, de sábado a domingo (19 a 20 de maio). Nos dois dias haverá confraternização com o encontro da nova e velha guarda dos descendentes de Secundo Pivatto.

Estão previstas cantorias italianas e variadas, jogos de cartas, bocha e o famoso futebol. “E no futebol é onde existe a rivalidade mais sadia”, observa Olir Pivatto, bisneto de Secundo Pivatto. O jogo, segundo ele, está marcado para as 9h. Os Pivattos de Chopinzinho tentarão manter a hegemonia. “Nem que seja no apito, pois nunca perdemos um jogo”, diz Olir.

Durante a confraternização haverá muito diálogo relembrando as raízes e a origem da família na Itália. Olir lembra que os Pivattos, após migrarem do Rio Grande do Sul, se dirigiram para diferentes comunidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

“Hoje, outros tantos Pivattos se aventuram na busca de novos horizontes em outros estados da federação como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás”, informa. Participam do encontro os descendentes de Secundo Pivatto que residem nos municípios de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Santa Helena, Curitiba e costa oeste do Lago de Itaipu.

O primeiro encontro da família aconteceu em Chopinzinho, depois Santa Helena, Laranjeiras do Sul, em 2011 e agora novamente Santa Helena. A organização na “Cidade das Águas” está a cargo dos irmãos Rudinei, Vilmar, Claudemir, Volmir, Ricardo, e Claudete, filhos de Ângelo e netos de Segundo Pivatto.

Mais informações:
Olir Pivatto (41) 8438-3545
Kadi Pivatto (45) 8801-6203

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.