Greca defende metrô aéreo em debate com alunos da UniPositivo

Marcadores:


O ex-deputado estadual Rafael Greca (PMDB-PR) participou nesta quinta-feira (17) na UniPositivo, em Curitiba, de um debate com alunos do curso de jornalismo e urbanismo sobre o metrô curitibano, exibido pela TV Universitária, da instituição de ensino.

O encontro deveria contar ainda com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, técnicos e representantes do município, mas ninguém compareceu. Na ocasião, Greca desmitificou várias ideias sobre o projeto do metrô, principalmente quanto aos recursos aplicados para a construção do empreendimento urbano.

Também chamou atenção para a implantação do sistema de monotrilho, o metrô aéreo, que, segundo ele, tem um custo substancialmente inferior, atinge uma extensão maior de linha férrea e reduz os impactos urbanos durante o período de construção para o município.

Para exemplificar, o projeto convencional do metrô Curitibano custará em torno de R$ 2 bilhões para a construção de apena 14 quilômetros de extensão. O mesmo recurso, no caso do sistema de monotrilho, atenderá 65 quilômetros, ligando, inclusive, algumas cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

Greca destacou ainda o transtorno causado pelas obras do metrô curitibano durante o período de construção. "Haverá, certamente, um caótico pandemônio com bi-articulados fora das canaletas durante a longa escavação. Sem falar que o metrô a aéreo evita a transposição subterrânea de rios e córregos, e dos alicerces dos prédios", citou.

"É erro estratégico fazer coincidir o metrô com as canaletas existentes. Se queriam fazer metrô porque a operação da linha das canaletas, foi re-concedida em agosto de 2010 para consórcio com os empresários de ônibus urbanos que desde 1957 operam nosso transporte coletivo?", disparou Greca.

Rafael Greca
Assessoria de imprensa
(41) 9889-2692, 9819-4489 e 9176-8814
www.rafaelgreca.org.br
rafaelgreca@sul.com.br
@Rafael_Greca

2 COMENTÁRIOS. AQUI:

  1. Anônimo disse...:

    ola meu amigo. é verdade que irá sair outro UPA em Sarandi, dessa vez no jardim ouro verde?

  1. GAUCHÃO disse...:

    Sim é verdade mas que eu saiba não será no Ouro Verde, mas vou me informar sobre o assunto. OBRIGADO!

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.