Câmara vai discutir as potencialidades das Olimpíadas

Marcadores:



A Câmara Federal será palco, no segundo semestre deste ano, de uma série de audiências e seminários para discutir as potencialidades das Olimpíadas, que serão realizadas em 2016 no Rio de Janeiro, no Brasil. Os debates fazem parte de três requerimentos do deputado João Arruda (PMDB-PR), aprovados na última semana na Comissão de Turismo e Desporto (CTD).
As propostas preveem a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento cultural, social e econômico da população brasileira e também uma análise do quadro de medalhas das Olimpíadas.
“Essas demandas nos foram trazidas por entidades como o Conselho Regional de Educação Física, equipes das mais diversas modalidades e até pela Federação Internacional de Educação Física e abrangem todo o esporte” destacou João Arruda.
Potencialidades
No primeiro requerimento, de número 177/2012, o deputado solicita a realização de um seminário na CTD para debater o Ciclo Olímpico Brasileiro, suas possibilidades e potencialidades.
“O momento que nosso país vive é especial. Vamos sediar o maior evento esportivo do mundo e precisamos entender o que se passa para explorar da melhor forma as potencialidades para o desenvolvimento do esporte, da educação e da cultura e do próprio desenvolvimento humano”, disse o deputado.
Para o evento serão convidados os ministros Aldo Rebelo (Esporte) e Aloízio Mercadante (Educação), os presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, do Comitê Para-Olímpico Brasileiro, Andrew Parsons, além de representantes de entidades ligadas ao esporte.
Assinam também o requerimento os deputados Flávia Morais (PDT/GO), Otávio Leite (PSDB/RJ), André Figueiredo (PDT/CE), José Rocha (PR/BA), Luci Choinacki (PT/SC) e André Figueiredo (PDT/CE).
Seminários e audiências
Outro requerimento de João Arruda aprovado na CTD, sob o nº 179/2012, prevê a realização de audiências públicas regionalizadas sobre as Olimpíadas, em três das cinco regiões do país.
Foram sugeridas a cidades de Curitiba, pela Região Sul/Sudeste, Trindade em Goiás, pelo Centro Oeste e Fortaleza pela Região Nordeste.
Segundo o deputado, a realização de audiências e seminários em outras cidades do país, vai permitir uma descentralização dos debates em discussão na Câmara Federal e no Congresso Nacional.
“Hoje a população está tendo mais possibilidades de participar do processo parlamentar. Temos realizados diversas audiências sobre os mais variados temas em todo o país. Destaco também o e-Democracia, um portal da internet onde qualquer cidadão pode enviar sua sugestão para as comissões”, disse.
**(( BOX ))**
Audiência vai debater quadro
de medalhas das Olimpíadas
O terceiro requerimento de João Arruda aprovado pela CTD, sob o número 178/2012, prevê a realização de uma Audiência Pública para debater “O Quadro de Medalhas e a análise do desempenho de cada país nos Jogos Olímpicos - A lógica da rivalidade política em prejuízo da intenção original das olimpíadas”.
Segundo o deputado a intenção é discutir a forma como o quadro de medalhas - ouro, prata e bronze - é utilizada em detrimento da real intenção dos jogos esportivos. “Há alguns anos vem se debatendo a forma que em especial a imprensa apresenta o quadro de medalhas, dando vitória ao país que tem mais medalhas de ouro, independente do número de medalhas de prata e bronze”, disse.
Outra situação destacada por João Arruda é com relação aos esportes coletivos. Por exemplo, a seleção vencedora tem creditada apenas uma medalha para seu país no quadro, mesmo que o time tenha mais de uma dezena de atletas.
“É importante criar uma cultura em que prevaleça o esporte como instrumento para o desenvolvimento humano e para promoção de valores, e não como tem sido usado como pretexto para a demonstração de superioridade perante o outro”, destacou o deputado.
Ainda de acordo com João Arruda, não há nas regras dos Jogos Olímpicos, internacionais e nacionais, essa classificação para o “ranking” e que a realização de uma olimpíada no Brasil seria uma ótima oportunidade para debater o tema.
Foto legenda (joao arruda)
Requerimentos de João Arruda vão ampliar a discussão sobre as possibilidades e potencialidades das Olimpíadas no Brasil
Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa
(41) 3078-5633
www.twitter.com/joao_arruda
joao_arruda@yahoo.com
www.joaoarruda.com.br

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.