Engenheiro do Ippuc com especialização em urbanismo, formado pela
Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafal Greca, pré-candidato à Prefeitura
de Curitiba pelo PMDB, ampliou, entre os anos de 1993 e 1996, quando era
prefeito da capital paranaense, o Programa de Transporte Urbano de Curitiba.
Greca prefeito promoveu a Integração Metropolitana da capital com as cidades de
Almirante Tamandaré, Pinhais, Araucária, Colombo, São José dos Pinhais e o
Aeroporto Afonso Pena . O número de passageiros passou de 200 mil/dia para 350
mil/dia, com o funcionamento de 13 linhas em Curitiba.
O projeto foi viabilizado graças a recursos do BID (Banco Interamericano do
Desenvolvimento) na ordem de R$ 236 milhões, obtidos pela mediação política do
então prefeito Rafael Greca com os dirigentes daquela instituição financeira
internacional, sediada em Washington.
Sistema ampliado
Na época, a implantação do programa RIT-Rede Integrada de Transporte coletivo
em Curitiba permitiu também ampliar a infraestrutura urbana, em pavimentação e
equipamentos, e levar a rede de transporte coletivo à Região Metropolitana de
Curitiba, não só durante a gestão do prefeito Greca, mas também das outras duas
administrações municipais subsequentes a dele.
“Não podemos esquecer que com os recursos do BID, aplicados no Programa de
Transporte Urbano de Curitiba, implantamos os bi-articulados nas canaletas dos
antigos ônibus expressos, bem como a construímos as Ruas da Cidadania para
descentralizar a prefeitura e levar os serviços públicos até os cidadãos, nos
bairros, facilitando o acesso ”, reforçou Rafael Greca.
Carta de Louvor
O programa mereceu do BID "carta de louvor", tanto pela aplicação dos
recursos, como pela viabilização da infraestrutura e a integração com a Região
Metropolitana de Curitiba, até l996, em tempo recorde, ainda na gestão de
Rafael Greca, então prefeito de Curitiba.
Rafael Greca
Assessoria de imprensa
(41) 9889-2692, 9819-4489 e 9176-8814
www.rafaelgreca.org.br
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rafaelgreca@sul.com.br
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