JEP´s: Francisco Beltrão abre a etapa decisiva da divisão B‏

Marcadores:


Nesta sexta-feira (22/06) cerca de 2,5 mil pessoas acompanharam a cerimônia de abertura da fase final dos 59º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) em Francisco Beltrão, cidade de 80 mil habitantes localizada no Sudoeste do Estado que está recebendo mais de 4 mil alunos das escolas paranaenses. A cerimônia aconteceu no Ginásio Arrudão e reuniu representantes das escolas de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

Os Jogos Escolares do Paraná são a maior competição esportiva da América Latina para atletas em idade escolar, onde participam jovens regulares e com deficiência de 12 a 17 anos.

Nesta edição estão participando os alunos de 12 a 14 anos das escolas municipais, estaduais e particulares que competem pela categoria B do torneio. Contando a participação dos alunos em todas as fases (regionais, macrorregionais e finais), são mais de 65 mil atletas competindo em busca do título dos Jogos, visando a vaga que a competição dá para as Olimpíadas Escolares.

Entre as autoridades que estiveram presentes, o vice-governador e secretário da educação Flávio Arns elogiou o interesse da população local, que lotou o Arrudão. Para Flávio, a competição valoriza o jovem paranaense e celebra a união da educação com o esporte.

“Reunir a juventude das escolas do nosso estado para praticar esportes é importante para que o Paraná se fortaleça não apenas na questão da competitividade, mas sim na melhoria da saúde e da convivência social dos nossos alunos. É uma competição imprescindível para a evolução do esporte paranaense e dos próprios participantes”, avalia Flávio Arns.

O secretário do esporte Evandro Roman afirmou que o esporte do Paraná passa por um momento muito especial e que os JEPs são a competição mais importante do Brasil.

“Os Jogos escolares representam o futuro do esporte porque aqui está o início de todo atleta paranaense. Nossos jogos têm números que certificam que esta é a maior competição esportiva da América Latina e hoje temos o privilégio de ver muitos jovens contemplados com as bolsas do Talento Olímpico do Paraná participando do desfile e usando os uniformes do TOP 2016”, observa Roman.

A partir das 8h30 deste sábado começam as modalidades coletivas (futsal, basquetebol, handebol e voleibol) e algumas individuais. No primeiro dia de competição já serão distribuídas as primeiras medalhas do atletismo, xadrez e ciclismo. 




Festa no Arrudão reuniu mais de 2,5 mil pessoas

Os jovens atletas que desfilaram pelas suas escolas foram os grandes protagonistas da noite. No momento em que desfilam, os competidores se comparam aos maiores ídolos do esporte nacional quando também participam de olimpíadas e sentem orgulho de representar o seu país.

Para a grande maioria, é o auge da vida esportiva. Muitos destes encerram a participação no esporte neste tipo de competição escolar. Outros, ainda continuam defendendo seus municípios nas seleções que participam de Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Campeonatos das Federações Desportivas. Os grandes talentos prosperam e passam a ser conhecidos nacionalmente, alguns se tornam mitos.

Ainda nesta semana, o campeão olímpico no vôlei de praia, decacampeão do circuito mundial, heptacampeão brasileiro, Emanuel Rego, no evento de lançamento do TOP 2016 lembrou do seu início na década de 80, ainda no vôlei de quadra, quando disputou os Jogos Escolares: “Participei dois anos pelo Colégio Medianeira, foi lá que começou minha história. Ninguém imaginava que ali pudesse estar um campeão olímpico.”



Orgulho em representar suas escolas
Dos muitos talentos que estão em Francisco Beltrão disputando os JEPs, alguns possíveis campeões olímpicos expressaram o orgulho de representarem as suas escolas e seus colégios.

Victória Emanuele Dalmolin, atleta do voleibol da Escola Estadual Marquês de Maricá de Santa Isabel do Oeste
“Hoje o vôlei não é só um esporte pra mim, ele faz parte da minha vida e por isso estar aqui representando uma escola de uma pequena cidade em uma final estadual é um orgulho para mim”.

Giovana Ferreira, enxadrista, atleta do TOP 2016
“É uma grande oportunidade para competir com atletas de nível no estado”.

Epaminondas Macedo, técnido de futsal do Colégio Alfa de Foz do Iguaçu
“Estamos atrasados em relação a outros países e precisamos correr atrás disso. O TOP foi uma grande ideia, é uma semente que lá na frente pode render bons frutos”.

Carlos Roberto de Arruda, Colégio Estadual Tiradentes de Umuarama
“O Núcleo de Educação de Umuarama é um dos mais fortes na modalidade e o Colégio Tiradentes está há muito tempo buscando essa classificação. Esperamos bons resultados aqui nos Escolares”.

Evaldo Santana, Colégio Marista de Cascavel
“No futsal feminino, o Colégio Marista de Cascavel já foi bicampeão dos Jogos Municipais, bicampeão dos Jogos Brasileiros Marista e campeão do Campeonato da Liga Metropolitana de Cascavel. Nossa equipe está preparada e veio para ser campeã.”




vídeos curtos...abertura...

VÍDEO...BANDEIRA

VÍDEO.... GINÁSIO ARRUDÃO ABERTURA..
COM/SEES


VÍDEO...SECRETÁRIO DE ESTADO DO ESPORTE, EVANDRO ROMAN



Fotos: Leila Nunes 

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.