Abertura Nacional da Safra de Canola é nesta terça-feira‏

Marcadores:


Evento será realizado em Colorado (RS) e marca oficialmente a abertura da colheita em todo País

Na próxima terça-feira, dia 18, será realizada a Abertura Nacional da Safra de Canola em Colorado (RS). Em paralelo ao evento ainda acontece a quarta edição do dia de campo da cultura. Apesar de no Paraná algumas áreas de canola já terem iniciado a colheita – devido ao tempo de plantio diferenciado entre regiões – o objetivo do evento é criar um marco nacional para a colheita da cultura e, ainda, divulgar e difundir as novas tecnologias a respeito do cultivo da canola.
Na atividade, através de tendas técnicas, será possível conhecer as novidades tecnológicas, técnicas de cultivo, manejo, adubação, gestão da propriedade e comercialização, bem como características de fisiologia, desenvolvimento e de assistência técnica. Ainda serão realizadas dinâmicas com as plataformas de corte e enleiramento e recolhedor.
Para o coordenador do Departamento de Fomento da BSBIOS e vice-presidente administrativo da Associação Brasileira dos Produtores de Canola - ABRASCANOLA, Eng. Agrônomo Fábio Júnior Benin a cultura está consolidada na região sul do país. "A canola é uma importante cultura de inverno, permite ao produtor diversificar as opções de cultivo em sua propriedade e ter uma rentabilidade garantida, visto a liquidez que a cultura apresenta," salientou Benin.
De acordo com os dados da Secretaria da Agricultura e do Abaste¬-cimento do Paraná (Seab), a área plantada com canola aumentou 300% nas últimas cinco safras, saltando dos 3,9 mil hectares na temporada 2007/08 para 11,6 mil hectares na safra passada – houve queda de 15% em relação a safra 2010/11, num ambiente de competição direta com o milho sobrevalorizado. A produção da oleaginosa teve crescimento ainda mais substancial (370%). São 20,8 mil toneladas na colheita atual, que segue até outubro, contra apenas 5,6 mil na de 2007.
"Estamos em uma caminhada de constante evolução, onde melhorias de manejo, busca por novos híbridos e novas tecnologias com defensivos agrícolas foram as propostas de trabalho mais intensas na safra de 2012 e, tudo isso, vem a colaborar com o aumento da produtividade da cultura," frisa Benin.
Neste ano o evento acontecerá durante a Semana Farroupilha, por isso, também estão sendo preparadas atividades culturais como a apresentação do cantor nativista Luiz Carlos Borges e da invernada artística do CTG Severo Sampaio de Quadros. A atividade acontecerá às margens da BR 285, no Km 360, no município de Colorado (RS). A entrada é franca.
Os eventos são uma promoção da ABRASCANOLA, BSBIOS, Cotrijal, Embrapa-Trigo, Emater/RS, PRODUFORT, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado e Sindicato Rural de Colorado, com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Grupo DRS. E, conta com o patrocínio da BSBIOS, Lavoro Concessionário John Deere, Banrisul, Banco do Brasil, Sicredi, Syngenta, Mosaic e Cotrijal.

Serviço:
IVº Abertura Nacional da Safra da Canola / Dia de Campo da Cultura da Canola
Data: 18 de setembro de 2012
Horário: 12h30
Local: BR 285 Km 360. Colorado - RS
Entrada franca



Sarah Ribeiro
Assessoria de Comunicação
MTB 8656/PR

Fone: (44) 3112-1020 
Celular: (44) 9836-3344 
  
 BSBIOS MARIALVA IND. E COM. DE BIODIESEL SUL BRASIL S/A.
Antes de imprimir este documento pense no meio ambiente

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.