16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação‏

Marcadores:


É uma reflexão para adoção de programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo



O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, tem a finalidade de promover uma reflexão em torno do conceito alimentação e saúde e para o ano de 2012 traz o tema: “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”. A data é comemorada há 27 anos e lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que também definiu o tema.

O combate à fome é uma preocupação mundial e o Dia da Alimentação vem despertar a sociedade sobre a importância de investir em segurança alimentar para garantir alimentação na mesa de todos os cidadãos. Estimativas recentes da FAO revelam que cerca de um bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo.

Embora o Brasil esteja cada dia mais perto de debelar o problema da fome fruto do êxito de suas políticas públicas, muitos brasileiros ainda convivem com esse flagelo social.

Outros objetivos são: promover a participação das populações rurais, em especial as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

A FAO também quer que os países promovam a transferência de tecnologias e fomentem o sentido de solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza, bem como celebrar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.

De acordo com a organização, o Dia Mundial da Alimentação 2012 destaca as cooperativas agrícolas, como um importante instrumento, e sua contribuição para a redução da pobreza e da fome. Afinal, do número aproximado de pessoas que passam fome no mundo, 70 por cento vivem em áreas rurais onde a agricultura é a principal atividade econômica.



Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.