Escolas estaduais do Paraná terão acesso à internet sem fio‏

Marcadores:


A internet nas salas irá auxiliar os professores e alunos

O Governo do Paraná vai implantar internet sem fio nas 2,2 mil escolas da rede pública estadual. Um projeto piloto começa a ser executado ainda este ano, num grupo de 16 escolas, ainda não definidas. A partir daí, o serviço será levado progressivamente para toda a rede estadual. A meta da Secretaria de Estado da Educação é beneficiar cerca de 1,5 milhão de alunos e 85 mil professores.

Conhecida como wi-fi, a internet sem fio permite a conexão em todo o espaço da escola. “É uma proposta que está de acordo com o nosso compromisso de investir na qualidade do ensino no Paraná. A internet nas salas irá auxiliar os professores e alunos em diversas atividades, tanto na organização das aulas quanto na pesquisa”, disse o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin, a fase piloto servirá para fazer ajustes na proposta. “Começaremos o projeto já neste ano para eliminar os problemas e conhecer as funcionalidades dos tablets que serão distribuídos aos professores”, explicou, referindo-se aos 27 mil tablets que o governo distribuirá até o início do próximo ano letivo para os professores do ensino médio da rede pública estadual.

Além dos tablets, o governo vai equipar as escolas públicas com três mil projetores multimídia. Os recursos para a compra desses itens são do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), do governo federal. Com a disponibilidade do sinal de internet gratuito, a funcionalidade desses novos dispositivos será potencializada.

Segundo Wekerlin, internet nas salas de aula significa democratizar o conteúdo e flexibilizar o sistema de ensino/aprendizagem. “Temos um sistema rígido. Com a internet vamos transformar as salas em ambientes mais dinâmicos e atraentes, com conteúdo pedagógico de qualidade”, disse. “Professores de História, por exemplo, poderão fazer com os alunos visitas virtuais a museus como o Louvre, da França.”

Os tablets também permitirão aos professores preparar as aulas, acessar a internet e consultar conteúdos como revistas pedagógicas e 60 livros que estarão instalados no equipamento. Estarão disponíveis conteúdos para aulas de disciplinas como Física, Matemática, Biologia e Química.




Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.