Indígenas concluem curso de formação de professores‏

Marcadores:


É importante por ter o conteúdo totalmente voltado à cultura indígena

Indígenas de 16 aldeias do Paraná concluem nos próximos meses o curso técnico de magistério no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais. Esta é a quarta turma a obter a certificação para exercer o magistério, atendendo à diversidade cultural e linguística das comunidades indígenas.

A Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, na modalidade normal caingangue e guarani bilíngue, ofertada pela Secretaria de Estado da Educação, termina em dezembro. “Esta formação é uma conquista. Esta gestão tem procurado manter um diálogo constante com as lideranças das terras indígenas, com o intuito de saber as necessidades e demandas dos estudantes dessas aldeias”, destacou a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria, Marilda Diorio Menegazzo.

O curso teve 13 etapas com duração de cinco anos, com aulas em Pinhão e finalização em Pinhais. O aluno caingangue Gabriel Kaji da Silva, da reserva Apucaraninha, em Londrina, contou que o curso incentiva todos que desejam melhorias em suas aldeias. “Mesmo longe da família em algumas etapas, encaramos o desafio. Os professores ajudaram todos a continuar a caminhada pensando sempre em melhorar a nossa realidade”.

A formação desses professores é importante, porque tem o conteúdo totalmente voltado à cultura indígena, com aulas em idiomas caingangue e guarani, que irá auxiliar muito mais as crianças da comunidade sem perder as características de sua cultura.




Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.