Programa irá avaliar qualidade e segurança em mamografias no Paraná‏

Marcadores:


O tratamento só é eficaz se a doença for descoberto no início

O câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, é também a doença que mais leva a óbito as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia.

Em ações promovidas pela Secretaria de Saúde na campanha Outubro Rosa, foi lançado nesta quinta-feira (4) o Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia, para identificar qual o grau de segurança e qualidade existem nos laudos emitidos, visando o diagnóstico precoce do câncer de mama. O lançamento, que foi transmitido para 380 pessoas nas 22 Regionais de Saúde por videoconferência.

O Estado tem hoje 159 mamógrafos em funcionamento, sendo que 88 realizam exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria 1.101, de 12/06/2002, do Ministério da Saúde, estabelece o parâmetro de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes. “O Paraná tem equipamentos em quantidade suficiente, pois existem dois mamógrafos SUS e 3,7 mamógrafos para cada 240 mil habitantes se contarmos todos os equipamentos”, disse o secretário da Saúde, René José Moreira dos Santos.

Em 2011 foram realizadas no Paraná cerca de 230 mil mamografias, sendo que a maioria delas em mulheres com menos de 50 anos. O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres, principalmente acima dos 50 anos. “Queremos que a prevenção do câncer de mama seja feita através da rede, tendo elo entre o SUS e os usuários as unidades de saúde (atenção primária)”, enfatizou o secretário.

É na unidade que as mulheres terão informações, principalmente sobre o auto cuidado (exames preventivos e qualidade de vida), e acesso à consulta especializada e ao exame de mamografia se for indicado.




Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.