Caminhoneiros participam de evento sobre a Diabetes

Marcadores:


BSBIOS promoveu em sua unidade em Marialva evento voltado à saúde dos caminhoneiros e funcionários terceirizados

Hoje (14) é o Dia Mundial da Diabetes, doença silenciosa considerada a quarta maior causa mundial de morte por doença e que já atinge mais de R$ 12 milhões de brasileiros. Para lembrar a data, a BSBIOS promoveu durante o dia de ontem (13) um evento dedicado aos caminhoneiros que diariamente vêm até à indústria de biodiesel para descarregar matérias-primas e insumos ou carregar o biodiesel pronto. “Escolhemos este público porque normalmente são pessoas que passam muito tempo na estrada e não têm tempo de cuidar da saúde e estão expostos a muitos riscos. Para os colaboradores, constantemente promovemos eventos relacionados à saúde”, explica a enfermeira do trabalho Meire Piovani.
Ao longo do dia, caminhoneiros e funcionários terceirizados da indústria puderam fazer exame de glicemia, teste de acuidade visual, aferição da pressão arterial, além de receberem orientações nutricionais e sobre os malefícios do tabagismo, principalmente para diabéticos, e orientações sobre a postura correta para dirigir e alongamentos que eles mesmos podem realizar para evitar dores.
 No início do dia, também foi realizada uma palestra com profissionais da Secretaria de Saúde de Marialva onde os participantes puderam compreender melhor os riscos da doença e os cuidados para evitá-la, como a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada. “Foi muito bom, aprendi várias coisas, descobri que minha glicose está alta e a nutricionista falou que tenho que emagrecer. Minha mãe já tem diabetes, então vou me esforçar mais”, afirma o caminhoneiro Sérgio Bonfim, 38, de Penápolis (SP).
Evangelista Soares, 55, também aprovou a iniciativa. “Não tenho tempo para fazer nada e poder fazer esses exames de graça é muito bom. Descobri que minha visão está ruim, eu já imaginava porque estava com dificuldade para ler, mas não tinha feito exame. Agora em dezembro vou aproveitar minhas férias para ir ao médico”, conta o caminhoneiro de Bataguassu (MS).
Reginaldo Matias da Silva, funcionário terceirizado da empresa, também se surpreendeu com o teste de visão. “Eu já uso óculos para perto, mas descobri que estou com dificuldades para longe também”, conta.
Cleonice Ribeiro de Oliveira, também terceirizada, saiu aliviada da bateria de exames. “Está tudo bem comigo, mas foi ótimo poder participar desse evento porque já fazia mais ou menos um ano que eu não fazia um checkup e se fosse para ir ao posto de saúde, ia acabar não indo pela falta de tempo”, diz.
O evento contou com a parceria da Secretaria de Saúde de Marialva, SESI e Cesem – Medicina e Segurança do Trabalho. No total, foram atendidas 45 pessoas. “Superamos nossa expectativa de público, visto que normalmente passam por dia cerca de 30 caminhoneiros. Ficamos surpresos em como eles demonstraram interesse pelo assunto e percebemos que a ação sensibilizou a muitos, que era o nosso objetivo”, afirma o responsável pela área de Saúde e Segurança do Trabalho da BSBIOS, Leandro Pardinho.







Sarah Ribeiro
Assessoria de Comunicação
MTB 8656/PR

Fone: (44) 3112-1020 
Celular: (44) 9836-3344 
  
 BSBIOS MARIALVA IND. E COM. DE BIODIESEL SUL BRASIL S/A.
Antes de imprimir este documento pense no meio ambiente

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.