Nova cartilha orienta gestores das escolas, diz João Arruda

Marcadores:


O deputado federal João Arruda (PMDB-PR) destacou o lançamento da cartilha elaborada pelo Ministério da Educação e a Controladoria-Geral da União para orientar gestores de escolas federais. A cartilha, diz o deputado, foi feita com base em atuações da CGU e na identificação de práticas de gestão bem-sucedidas de diversos segmentos da administração pública federal.

"É uma excelente iniciativa dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Jorge Haje (CGU), que vai ajudar muito os gestores das escolas federais do Paraná e de todos os estados do país", disse João Arruda. A cartilha, segundo o deputado, dá recomendações claras, “propõe ações para os gestores e orienta sobre o que podem e não podem fazer”.

Editada no formato de perguntas e respostas, a cartilha mostra aos gestores como prevenir atos de improbidade e irregularidades no processo de gestão das escolas, entre elas as faculdades, institutos e universidades.

Procedimento
Uma portaria interministerial do MEC e da CGU, publicada em 5 de abril de 2012, criou grupo de trabalho que compilou experiências e regras relativas à aplicação de recursos em instituições federais de educação superior e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O trabalho, baseado em relatórios de auditoria, contribuições de unidades regionais da CGU e na experiência dos integrantes do grupo de trabalho, resultou em uma primeira edição, com 122 questionamentos e respostas úteis para uso dos gestores federais.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, entre as ações conjuntas do MEC e da controladoria está o programa de expansão dos institutos federais. De acordo com integrantes do grupo de trabalho, a cartilha não pretende substituir as normas existentes, mas subsidiar os gestores com orientações pautadas em entendimentos e práticas devidamente incorporadas e interpretadas pelos órgãos de controle.

Para o ministro Jorge Hage, a publicação é uma expressão do trabalho da CGU nos últimos anos. Ele salienta que a parceria com o MEC mostra a efetividade das medidas que o órgão vem adotando. (Com informações do Portal da Educação)



Foto legenda: [ cartilha045.jpg ]
Cartilha elaborada pelo Ministério da Educação e Controladoria-Geral da União orienta gestores de escolas federais


Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa
(41) 3078-5633
www.twitter.com/joao_arruda
joao_arruda@yahoo.com

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.