Começa colheita da safra 2017 da maçã em Palmas

Marcadores:

A colheita da safra 2017 da maçã já começou em Palmas, no Sul do Paraná. A expectativa da produção para este ano é de aproximadamente 12 mil toneladas do fruto, considerado de alta qualidade. "O clima contribuiu bastante para este resultado", afirmam otimistas os produtores. A concentração de fibras e vitaminas faz da fruta importante aliada na prevenção de doenças.

Palmas é considerada a capital da maçã do estado e referência no cultivo da fruta. O município conta atualmente com 20 áreas produzindo, gerando aproximadamente 400 empregos diretos. Ostrabalhadores se dividem entre a colheita e a classificação da fruta,que tem como destino os mercados consumidores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outras regiões do Brasil.

No pomar do produtor Elmo Shimada, que ocupa uma área aproximada de 14 hectares, são cultivadas as variedades Gala e Fuji e ainda alguns clones como a Galaxy e Fuji Suprema. A produção média diária, no período da colheita, é de 14 mil quilos.

O responsável pelo pomar, Antonio Nereu Rosa, conta que este ano a produção está superando as expectativas, tendo em vista a previsão de 100 quilos de fruta por árvore. "Estou aqui desde 2008 e sempre tivemos boas colheitas, mas este ano estamos colhendo muito bem e esperamos que esta seja uma ótima safra para nós”, explicou Nereu Rosa.

Cuidados
De acordo com o agrônomo João Henrique de Souza Duarte, que presta serviço de consultoria técnica no pomar, a maçã requer alguns cuidados específicos, principalmente no período que antecede a colheita. "É preciso otimizar o processo visando um melhor rendimento dos frutos. Este é um fator que vem proporcionando a senhor Elmo (Shimada) uma produção relativamente boa", disse.

O agrônomo acredita que o poder público terá uma participação de extrema importância no auxilio aos produtores do município. "Acreditamos que a nova administração terá uma abertura permitindo que Palmas caminhe lado a lado com quem gera renda, fontes como a batata, soja e pecuária, mas principalmente a maçã por ser uma referencia", concluiu.

Medicinal
A maçã tem importantes propriedades que contribuem para as pessoas ficarem longe do médico. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz da fruta importante aliada na prevenção de doenças.

Entre os benefícios que maçã pode trazer está a ajuda no controle da glicemia, evitando o diabetes. A fruta também ajuda no controle do colesterol, prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), combate doenças respiratórias e estomacais, cárie dentária, câncer, envelhecimento e outras.

Foto legenda (colheita maca)
Produtores de Palmas estimam colher 12 mil toneladas de maçã na safra 2017
Foto: Ivanir Dalagnol

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.