Deputados de todo país debaterão reformas e a crise em Foz do Iguaçu

Marcadores:

Nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (7, 8 e 9), Foz do Iguaçu vai se transformar em uma das capitais políticas do Brasil. Deputados estaduais de todo o país, governadores, ministros e lideranças políticas vão se reunir na cidade para a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que acontece pela primeira vez no Paraná. O encontro tem como tema “O Brasil e suas reformas” e vai mergulhar no debate das reformas que o país precisa e analisar a crise brasileira, que atingiu nas últimas semanas um novo patamar de gravidade.

O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, disse ter certeza que o encontro dará contribuições importantes para o debate da crise brasileira. “Acredito que um evento dessa magnitude, com todas as assembleias do Brasil, possa dar grande contribuição para uma análise das reformas e das saídas para a crise brasileira”. Lembrou que “os estados e municípios são os que enfrentam as maiores dificuldades em relação a possíveis reformas e os desdobramentos da crise e suas consequências”, disse. “O interesse despertado pelo evento é demonstrado pelo fato que já existem quase mil participantes confirmados”, destacou.

“Não há mais como conviver ao sabor de sistemas político e econômico instáveis que não garantam a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, a presença de um grande número de parlamentares e de entidades legislativas na CNLE, assume uma importância ímpar neste contexto”, destacou o governador do Paraná, Beto Richa. O governador disse ainda que “é um orgulho sediar um encontro desta magnitude e esperamos contribuir de forma efetiva com a discussão”.

“Convido toda a sociedade a participar, pois vivemos um momento histórico no país. Então, não apenas as reformas que tramitam no Congresso Nacional precisam ser debatidas, mas a reforma do Brasil”, afirmou o presidente da Unale, deputado estadual Adjuto Afonso (PDT-AM). “Os deputados estaduais estão nas bases e visitam diariamente as suas cidades. Nós ouvimos o povo e isso é muito importante. A gente espera que nossas sugestões sejam acolhidas”, acrescentou Afonso, que representa 1.059 legisladores estaduais.

O presidente da Comissão Organizadora do evento, deputado Ademir Bier (PMDB-PR), destacou a preparação do Paraná para receber a Conferência: “Desde janeiro estamos preparando com dedicação e afinco todos os detalhes para que seja realizado um megaevento. O momento é propício para que não só os parlamentares, como também a população, possam discutir os caminhos que o Brasil precisa trilhar para voltar a crescer”, disse.

Programação – As palestras e debates iniciam na manhã de quarta-feira (7) com a realização de 21 eventos simultâneos à conferência, organizados por entidades ligadas ao Legislativo estadual, durante todo o dia. Mais tarde, às 20 horas ocorre a solenidade oficial de abertura da Conferência. Na quinta-feira (8), terão início os debates sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos estados e quais as possíveis soluções. O primeiro quadro contará com presença de governadores de estados das cinco regiões. Também serão discutidos modelos de saneamento, inovação e sustentabilidade; o panorama econômico e as reformas; o desenvolvimento regional e a segurança nacional.

Os parlamentares, especialistas, técnicos e assessores retomam os debates sobre o panorama político e as reformas na manhã de sexta-feira (9). No final da programação, acontecerá a Assembleia Geral que elegerá a nova Diretoria Executiva da Unale para a gestão 2017-2018.

Dentre os nomes confirmados para palestrar no encontro estão o do consultor econômico e ex-ministro Maílson da Nóbrega; o cientista político Paulo Kramer; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Odacir Klein; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Moisés Pessuti; e a coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Georgia Nunes. O mediador oficial de todo o evento será o jornalista Heraldo Pereira.

O lançamento da 21ª CNLE, que inicia no dia 7 e termina no dia 9 e é promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), foi feito durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em Curitiba, no início de maio, e contou com as presenças de parlamentares de diversos estados brasileiros. 


(foto: Nani Gois/Alep)

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.