Riscos de desastres naturais terão alertas por mensagem em telefone celular no RS

Marcadores:

A partir de 18 de dezembro (sábado), os moradores de todo o Rio Grande do Sul (Nem todas as cidades) terão a possibilidade de cadastrar telefones móveis para receber alertas da Defesa Civil do Estado sobre desastres naturais. O novo serviço de envio de SMS será gratuito e vai prevenir a população sobre diversos tipos de adversidades meteorológicas, como temporais, deslizamentos e inundações.
Para se cadastrar, o usuário deve responder para 40199 com CEP de interesse. Em seguida, ele é informado que está apto a receber alertas das áreas de risco. O serviço pode ser preponderante em situações em que o cidadão encontra-se sem informação. Caso não seja mais útil, o serviço pode ser rapidamente cancelado, também solicitando via SMS. 
A ferramenta é uma parceria do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) com a Defesa Civil do Estado e dos municípios. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) coordena o serviço, em funcionamento em três estados brasleiros. Mais de 20 países também utilizam o método de alerta. Mas eles não informam que nem todas as regiões do RS serão atendidas.
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.