Celebra-se hoje (4) o Dia Mundial dos Animais‏

Marcadores:


Vamos refletir o modo como os tratamos

Quando a gente pensa em comemorar o dia dos animais, logo imagina um animal doméstico, como um gato, um cachorro, um peixe ou até uma tartaruga. Cuidar de um animal é uma coisa incrível e muito gostosa: dar banho, alimentar, brincar, fazer carinho, cuidar quando está doente. São bichos de estimação, que vivem com a gente e nos fazem muito bem.

Mas infelizmente o mesmo não acontece com os animais abandonados ou com aqueles que sofrem maus-tratos. Existem animais usados para testar produtos e muitos são submetidos a condições cruéis.

Podemos também pensar nos animais que ajudam na nossa sobrevivência, como a vaca, a ovelha e a galinha. Podemos até pensar nos bichos de que não gostamos como os morcegos, as lagartixas e os mosquitos. Mas eles têm um papel importante no equilíbrio entre os seres vivos e o meio-ambiente.

É possível lembrar ainda de espécies que nem existem mais ou que já estejam à beira da extinção.  Mas sabe quem é o maior responsável pela extinção dos animais hoje em dia? O homem.

Tanto a caça indiscriminada, quanto o comércio ilegal de animais selvagens são fatores que contribuem para a extinção de espécies inteiras. Quando destruímos o meio ambiente, o ar, o solo e a água, também estão alterando o habitat dos animais e ameaçando sua vida. Quer um exemplo? Todos os anos, mais de um milhão de aves marinhas morrem por causa do plástico jogado no oceano. É muito triste. 

O Dia Mundial do Animal é comemorado há muito tempo, desde 1930. A data foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, que morreu no dia 4 de outubro de 1226. Quem decidiu foi o Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria. Francisco é o santo protetor dos animais.

Apesar da existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de outubro de 1978. 

Quais são esses direitos? O primeiro é o de existir e ser respeitado. Parece simples, mas você já parou para pensar nisso?
Portanto não temos o direito de exterminar ou explorar os outros animais, mas devemos usar nossa consciência a serviço deles. Devemos assim proteger e evitar que os bichos sejam submetidos a maus tratos ou crueldades.

Para ajudar a defender esses direitos, existem várias associações de defesa dos animais. No Brasil, a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98, em seu artigo 32, Cap. V condena todo aquele que "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos", com pena de detenção de três meses a um ano, e multa (a pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal).

No Brasil, há mais de 250 espécies de animais ameaçados de extinção. São pererecas e rãzinhas, aranhas, vários tipos de pica-pau, de tico-tico, pintassilgos, lagartos e camaleões, tartarugas cascudas, além de mamíferos grandes como a onça pintada e o lobo-guará.



Fonte de pesquisa: http://educacao.uol.com.br


Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.