Rede Cidade Digital apresenta iniciativas brasileiras em evento das Nações Unidas

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Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe realiza encontro no México nesta semana

A Rede Cidade Digital (RCD) é uma das iniciativas brasileiras convidadas para o Seminário “América Latina e Europa ante a disrupção tecnológica: uma nova era de políticas e instituições para as MPME”, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em conjunto com a União Europeia, nos dias 10 e 11 de outubro, na Cidade do México.

O diretor da RCD, José Marinho, participa de um painel no qual compartilha as experiências brasileiras no contexto das cidades inteligentes, com ênfase nas micro, pequenas e médias empresas, foco do evento. Para ele, “será a oportunidade de levar a percepção do trabalho realizado pela RCD em relação ao uso da tecnologia nos pequenos e médios municípios e os impactos no desenvolvimento local”.

De acordo com a organização do evento, esta revolução digital está mudando radicalmente os processos de produção e os padrões de consumo, forçando as empresas a redefinirem suas estratégias competitivas e modelos de negócios, e os governos para atualizar suas políticas de desenvolvimento. O Seminário, que reúne representantes de diversos países da América Latina e Europa, integra a agenda de encontros internacionais para discutir estratégias de apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPME) da região, no âmbito do projeto Euromipyme, executado pelo organismo regional das Nações Unidas e pela União Europeia. “O encontro é oportuno neste momento também para conhecer modelos que podem ser inspiradores para as nossas cidades”, completa Marinho.

Cidades Digitais - Em 2017, a RCD já realizou até o momento, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, 10 fóruns regionais e dois congressos de cidades digitais, reunindo ao todo gestores de quase 500 municípios, de cinco estados (PR, SP, SC, RS e MG), interessados em trocar informações e conhecer soluções visando o aprimoramento dos serviços públicos.

Neste mês a iniciativa promove o primeiro evento no Nordeste do país, por meio de parceria com a Prefeitura de Salvador e direcionado para prefeitos, gestores e vereadores da Bahia. O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador está marcado para o dia 19 de outubro, na capital do Estado, e representantes de 30 localidades já estão inscritos.
Marinho atribui o grande interesse pela demanda dos dias atuais, de cidadãos cada vez mais conectados e administrações públicas trabalhando ainda no processo analógico e burocrático. “São eventos gratuitos para servidores públicos e realizados onde há o interesse de Prefeituras e Associações de Municípios em fomentar o tema entre os municípios da região. Além de facilitar a vida da população, a informatização da gestão reduz custos e gera mais eficiência. E não existe outro caminho para transformar esse cenário”, afirma o diretor da RCD.

Para o diretor da RCD, as empresas locais de internet também têm papel fundamental para fornecer conectividade onde não há interesse das grandes operadoras. “É um mercado em potencial para se investir e gerar soluções, já que 80% das cidades brasileiras têm menos de 20 mil habitantes. Além disso, as cidades digitais possibilitam um ambiente de interação e o surgimento de ações na promoção do desenvolvimento local nos mais variados segmentos da sociedade”.

“Tecnologia acelerando o desenvolvimento local” é o tema do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em novembro, dias 23 e 24, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, através de uma parceria entre a RCD e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Informações e inscrições pelo http://redecidadedigital.com.br

RCD - Assessoria de Comunicação

(41)3015-6812

Arcebispo Dom Peruzzo participa de homenagem a N. Sra. Aparecida

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O Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, da Arquidiocese de Curitiba, confirmou participação nesta segunda-feira (09), da sessão solene da Assembleia Legislativa, em homanagem ao jubileu dos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul. O ato, a partir das 18h, foi proposto pelo líder do PMDB, deputado Nereu Moura e terá ainda presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo.

A sessão na Assembleia Legislativa integra a programação do Ano Mariano, propoposto pelo Papa Francisco, em hoomenagem as paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. A manifestação também irá destacar o trabalho dos Missionários Redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, além de fieis e dos párocos dirigentes das paróquias dedicadas à Padroeira.

"Será uma forma de reconhecer a importância dessa devoção para o Paraná e para o Brasil como um todo", ressaltou o deputado Nereu Moura. No âmbito da Arquidiocese de Curitiba e por todo o Estado, mais de 300 igrejas, catedrais e santuários são dedicados à Padroeira.

Foto legenda (dom Peruzzo)
Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Peruzzo, confirma participação na sessão solene da Assembleia Legislativa
Foto: YouTube

Estado RS quita salários de 195 mil servidores nesta segunda

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O governo do Estado RS paga integralmente, nesta segunda-feira (9), os salários de setembro para os servidores com rendimento líquido de até R$ 2.500, o que contempla 57% do funcionalismo vinculado ao Executivo. Para mais este depósito, a Secretaria da Fazenda precisou dispor em caixa ao redor de R$ 133 milhões. Com isso, 195 mil matrículas estarão com a folha em dia. O valor estará disponível para saque nas contas bancárias nas primeiras horas da manhã.
Antes da virada do mês, 137 mil vínculos com salário líquido de até R$ 1.750 já estavam atendidos, seguindo uma determinação do governador José Ivo Sartori para priorizar os salários menores. Também no último dia útil de setembro foi repassada a décima parcela do 13º salário de 2016 para todos os servidores (independente do salário).

Ao contemplar os salários de até R$ 2.500, o Estado integraliza a folha para 70% do Magistério, que é a maior categoria do serviço público. Isso representa mais de 114 mil professores com o rendimento quitado nesta segunda-feira (9).

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, reafirmou o compromisso de quitar os valores para quem ganha R$ 4 mil líquidos até a próxima quarta-feira (11). Neste dia, 75,5% do funcionalismo (258.069 matrículas) serão pagos de maneira integral. No caso dos professores, a quitação dos salários de até R$ 4 mil contempla 90% da categoria (146.992 mil matrículas).

A folha líquida dos 342.026 vínculos do Executivo (servidores ativos, inativos e pensionistas) fechou o mês de setembro em R$ 1,163 bilhão. A quitação integral está prevista para acontecer até 17 de outubro.
FOLHA SALARIAL DO PODER EXECUTIVO -  MÊS DE SETEMBRO
·        Dia 29/9 - Até R$ 1.750 líquidos (137 mil matrículas) - R$ 184,2 milhões
·        Dia 29/9 - 10ª parcela do 13º salário de 2016 (100% dos servidores) - R$ 102 milhões
·        Dia 3/10 - folha integral das fundações - R$ 25 milhões
·        Dia 9/10 - Até R$ 2.500 líquidos (195 mil matrículas) - R$ 132,9 milhões
·        Até 11/10 - Até R$ 4 mil líquidos (258 mil matrículas) - R$ 218,9 milhões.

Texto: Pepo Kerschner/ Ascom Sefaz

Edição: Léa Aragón/ Secom

Abertura de novas empresas em Palmas aumentou 21% em 2017

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Em meio à crise nacional, Palmas aumentou os investimentos e reduziu a burocracia, resultando num aumento de 21% na abertura de novas empresas em 2017. Neste ano, de janeiro a setembro, de acordo com dados do Departamento de Finanças da Prefeitura, foram emitidas 393 novas inscrições no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), contra 312 registros no mesmo espaço de tempo em 2016.

Os números do Departamento revelam que, em média, 43,6 novas empresas foram abertas a cada mês em 2017. No ano passado, a média registrada, nos nove primeiros meses, chegou a 34,6. Alguns fatores de desenvolvimento econômico e social podem dar uma ideia do bom desempenho, fazendo os empreendedores tirarem seus planos e projetos da gaveta.

A partir de janeiro deste ano, a administração Dr. Kosmos Nicolaou adotou uma política para destravar a buracracia e investiu na realização e apoio em eventos de grande e médio porte. A construção civil teve o maior número de CNPJ's emitidos no ano - 53 novos no período. O volume mostra que o setor está aquecido em Palmas, cidade com aproximadametne 50 mil habitantes.

"Houve uma mudança no foco de novos empreendimentos, já que, no ano passado, foram abertas 23 novas empresas de obras, menos da metade", analisa o diretor de Tributação, José Antonio Scheid. Na avaliação dele, os números revelam a estabilidade da economia e o clima de confiança criado pela atual administração do prefeito Dr. Kosmos.

"Isto está motivando e atraindo novos empreendedores e o resultado é a chegada destas empresas de pequeno, médio e grande porte", ressaltou. Na segunda posição, aparecem as lojas de roupas, com o número de 22 estabelecimentos novos. Também foram registrados em 2017 a abertura de 18 salões de beleza, 15 transportadoras, 12 empresas de cursos e 10 bares. A lista inclui ainda empresas de conveniências, engenheiros, escritórios de advocacia, mercearias, pintores, entre outros.

Em 2016, de janeiro a setembro, a abertura de escritórios de advocacia liderou o índice de novos CNPJ's - 30 no total, seguido de 25 novos bares e lanchonetes e 23 empresas de obras.

Novas empresas
Para realizar a abertura de empresas, a entrada única de dados pode ser feita através do site www.empresafacil.pr.gpov.br, que possibilita agilizar o processo de viabilidade de abertura de novas empresas. Para quem quer trabalhar por conta própria, o indicado é procurar o Departamento de Indústria e Comércio.

Foto legenda (Palmas aerea)
Setor da construção civil é o que mais registrou novas empresas em 2017 em Palmas
Foto: Josiani Almeida





Prefeitura de Palmas (PR)
Comunicação Social
www.pmp.pr.gov.br
www.facebook.com/prefeituradepalmas
www.twitter.com/palmas_pr
ronipimentel@pmp.pr.gov.br


Tribunal de Justiça julga improcedente ação para anular concurso público para agente penitenciário no RS

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A Procuradoria Geral do Estado (PGR-RS) obteve vitória na Ação Civil Pública que buscava anular o concurso público da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para Agente Penitenciário. A ação pedia anulação do concurso em função do regulamento fixar critérios de gênero para distribuição de vagas, 88,50% das vagas para homens e as demais para mulheres. O Ministério Público do Estado (MP-RS) alegou, na ação, falta de embasamento legal e justificativa para a diferença.

A 5ª Vara da Fazenda Pública indeferiu o pedido de liminar do MP-RS. Segundo o Ministério público, o edital violava o princípio da igualdade garantido pela Constituição Federal e pela legislação que rege a execução penal, e pediu a anulação do concurso e a não inserção de regra semelhante nos próximos.

A PGE-RS defendeu a validade do edital, especialmente pelo fato de que os postos oferecidos são, na quase totalidade, para o exercício das funções em presídios masculinos, em contato direto com detentos do sexo masculino, inexistindo a alegada discriminação.

O Tribunal de Justiça do Estado destacou que a Constituição Federal permite que a lei estabeleça requisitos diferenciados de admissão ao serviço público, quando a natureza do cargo exigir. Esclareceu, ainda, que, em concursos anteriores, o Segundo Grupo Cível já decidiu que a distinção de gênero na distribuição de vagas para agente penitenciário não ofende os princípios da igualdade e da legalidade, justamente em decorrência das peculiaridades do cargo e do sistema penitenciário.


Texto: Ascom PGE-RS
Edição: Denise Camargo/Secom

Salário dos servidores das fundações será pago nesta terça-feira no RS

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O governo do Estado RS

Já em relação aos demais servidores vinculados ao Poder Executivo (ativos, inativos e pensionistas), ainda na última sexta-feira (29) foram pagos integralmente os salários para quem tem rendimento líquido de até R$ 1.750,00, o representa 137 mil vínculos (40% do funcionalismo). Para liquidar a folha deste primeiro grupo de servidores, a Secretaria da Fazenda precisou dispor de R$ 184,2 milhões em caixa.

No mesmo dia, houve o crédito da décima parcela do 13º salário de 2016 para todos os servidores (mesmo os que ganham acima de R$ 1.750,00 líquidos). A folha líquida dos 342.026 vínculos do Executivo (servidores ativos, inativos e pensionistas) fechou o mês de setembro em R$ 1,135 bilhão.

Próximo grupo

O pagamento integral para o próximo grupo de servidores está confirmado pela Fazenda para acontecer, no máximo, até o dia 11 de outubro. Serão pagos nesta data servidores com rendimento líquido de até R$ 4.000,00, o que presenta 75,5% do funcionalismo (258.069 matrículas).

No caso dos professores, a quitação dos salários de até R$ 4 mil contempla 90% da categoria (146.992 mil matrículas). Até o momento, com o pagamento integral de R$ 1.750,00, cerca de 47% dos professores (76.734 matrículas) foram contemplados. A quitação integral da folha de setembro está prevista para acontecer até o dia 17 de outubro.


Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Denise Camargo/Secom
confirmou para esta terça-feira (3) o pagamento integral dos salários dos servidores vinculados às fundações. São cerca de 5,2 mil funcionários regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que recebem seus vencimentos sempre no segundo dia útil. Para quitar a folha de setembro dos celetistas foram necessários R$ 25 milhões.

Daer alerta para trânsito bloqueado na VRS-818, em Campos Borges

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O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informa que a rodovia VRS-818, entre Campos Borges e a localidade de Salto do Jacuí, está interditada, devido aos danos provocados pelo temporal do último domingo (1º). A previsão é de que o trânsito seja liberado em quatro dias.

Com a ação do vento e da chuva forte, torres de transmissão da CEEE, localizadas às margens da rodovia, caíram, gerando risco de acidentes. O trecho ficará bloqueado até que equipes da companhia de energia elétrica façam o conserto.

A 6ª Superintendência Regional do Daer, de Passo Fundo, está monitorando a situação. Até lá, os usuários da VRS-818 devem adotar desvios para seguir viagem. Para veículos leves, a alternativa é por estradas municipais. Veículos de carga devem utilizar a BR-481, em direção a Cruz Alta.

Texto: Ascom Daer
Edição: Denise Camargo/Secom

Polícia confirma a morte da menina Tabata em Umuarama/PR

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Foi confirmada pela Polícia Civil de Umuarama/PR, a morte de Tabata Fabiana Crespilho Rosa, de 6 anos desaparecida desde o dia 26/09/17.
O Suspeito, Eduardo Leonildo da Silva, 30 anos, foi detido no final da tarde de ontem, 27/09. Ele reside no Parque Danieli e seria conhecido da família. Os policiais chegaram até suspeito após um vídeo de câmera de monitoramente mostrar que Tabata teria entrado em um veículo Gol, branco, modelo antigo.
Informações preliminares são de que ele indicou aos policiais a localização do corpo da criança, na região do bairro Sonho Meu – o local exato ainda não foi divulgado para evitar tumulto. O suspeito foi interrogado pelas equipes da Polícia Civil de Umuarama e do Sicride (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas). Inicialmente ele negou o crime. Depois confessou e voltou a negar.

Assim como aconteceu na década de 1980, a população umuaramense mais uma vez tentou invadir a delegacia para fazer justiça com as próprias mãos. Manifestantes se deslocaram até a delegacia após saberem que o suspeito estava sendo interrogado no local.
Milhares de pessoas se aglomeraram no entorno da 7ª Subdivisão Policial. Muitos jogaram pedras e pedaços de pau e ferro, quebrando as vidraças do prédio e inclusive ferindo pessoas que estavam no interior.
Pelo menos três veículos que estavam em frente a delegacia foram incendiados e outros foram virados.
Houve tentativa de fuga em massa dos presos. Reforços foram solicitados para a polícia militar de várias cidades. Os primeiros a chegarem foram os policiais do 7º Batalhão, de Cruzeiro do Oeste.

Ainda não há informações sobre feridos.

Detran RS propõe 32 medidas para o trânsito brasileiro

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Neste mês, quando o Código de Trânsito Brasileiro completa duas décadas, o Detran RS faz uma avaliação do que ainda falta avançar para o país qualificar a gestão do trânsito, reduzindo a acidentalidade e promovendo mais qualidade de vida. O órgão enviou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) documento contendo 32 medidas que considera importantes para promover esse avanço.
Entre as propostas, algumas utilizam como exemplo a própria experiência do Detran gaúcho, como é o caso da legislação de desmanches e da virtualização de processos veiculares. Outras são projetos já desenvolvidos no Rio Grande do Sul, como o da Inspeção Verde e o da filmagem de aulas e provas práticas.
Por seu potencial de influência no dia a dia dos usuários do trânsito, também merecem destaque propostas como o simulador de direção, as aulas na via pública para categoria A e a transferência de veículos seminovos nos departamentos de trânsito.
O Detran RS é também a favor da substituição do exame toxicológico hoje realizado pelos caminhoneiros por outra solução, mais econômica para o motorista e mais eficaz para a segurança no trânsito.
Gestão
1. Criação de uma Agência Nacional ou Autarquia Federal para gerir o trânsito nacional com maior autonomia.
2. Representação dos Estados, municípios e Ordem dos Advogados do Brasil na composição do Conselho Nacional de Trânsito.
3. Criação de plataformas informatizadas federais, unificando dados de leilões, municipalização, educação para o trânsito e outros, além do Sistema Integrado de Trânsito Internacional e as Câmaras de Compensação de Multas do Mercosul.
4. Implementação da legislação de desmanches de peças nos demais Estados da Federação, aos moldes da legislação do RS e SP.
5. Implantação da Inspeção Ambiental Verde (de sons e ruídos) de forma gradativa, ou a imediata publicação de nova Resolução prevendo a ITV (Inspeção Técnica Veicular).
6. Realização de treinamentos para os agentes de trânsito, servidores dos Detrans e policiais militares, organizados pelo Grupo Segurador (Fenaseg) para fins de comprovação de danos de grave e de média monta, além da baixa veicular; criação de sistema virtual para controlar esse processo.
7. Oferta de cursos de especialização, mestrado e doutorado em trânsito e mobilidade para os servidores do Sistema Nacional de Trânsito com verba do Funset.
8. Virtualização dos processos veiculares e de habilitação, evitando armazenamento de papel.
9. Comunicação do Cetran ao Tribunal de Contas dos municípios não integrados ao SNT, para fins de auditoria.
10. Previsão legal para que o registro da transferência de veículo seminovo se efetive no Detran, através do CRV devidamente preenchido.
Formação
11. Aperfeiçoamento da legislação, prevendo a adoção de tecnologias para acompanhamento, controle e fiscalização das aulas e provas de direção veicular.
12. Filmagem de aulas e provas práticas de direção veicular do processo de habilitação de condutores.
13. Extensão da utilização de simuladores de direção para a formação e qualificação de motociclistas (categorias A e ACC) e condutores das categorias profissionais C, D e E.
14. Melhoria do processo de formação de motociclistas, com a realização em duas etapas: circuito interno e aulas práticas na via pública.
15. Credenciamento das entidades para realização dos cursos do processo de habilitação em EAD e reciclagem de condutores realizado pelos Detrans, com exigências para a implementação dessa modalidade em consonância com diretrizes educativas e pedagógicas dos órgãos estaduais, além de informatização processual.
Exames Médico e Psicológico
16. Criação de Prontuário Médico Eletrônico para os exames e pericias médicas de candidatos e condutores, aos moldes do Rio Grande do Sul, substituindo o prontuário-papel.
17. Padronização, em nível nacional, de exames e avaliações psicológicas de candidatos e condutores, com obrigatoriedade de realização de testes psicológicos específicos.
18. Substituição da exigência do exame toxicológico por outro exame compatível, levando em conta que os peritos médicos têm competência para solicitar exames complementares, diante do caso concreto avaliado, evitando assim custos elevados para o motorista.
Fiscalização
19. Substituição dos documentos CNH e CRLV em papel por cartão magnético, garantindo ganho ambiental e evitando fraudes.
20. Aquisição de etilômetros e drogômetros para todos os órgãos de fiscalização com verba do Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset), que recolhe 5% de todas as multas aplicadas no país.
21. Criação de códigos para autuação de infrações de cargas perigosas, transporte e infrações ambientais, facilitando seu lançamento no sistema de trânsito e a no licenciamento do veículo.
22. Previsão expressa do período de 12 meses para o excesso de pontos no prontuário, considerando da infração mais antiga até a data da confirmação da pontuação da última ocorrência; prazo da penalidade de suspensão passando a contar a partir da entrega efetiva da CNH ao órgão de trânsito.
Outras Medidas
23. Pacificação de artigos do CTB que ainda provocam decisões divergentes do Poder Judiciário.
24. Cadastramento/credenciamento de instituições financeiras para requererem o registro dos gravames e contratos de financiamento de veículos.
25. Exigência de prévia vistoria dos veículos doados ou leiloados pela Receita Federal.
26. Regulamentação da concessão de placas discretas.
27. Descrição de infrações através de Lei e não de Resoluções.
28. Desenvolvimento de sistema informatizado para o lançamento de dados diretamente do Registro Nacional Transportadores Rodoviários de Carga.
29. Cursos para credenciamento de médicos e psicólogos peritos ministrados por instituições de ensino superior, pelo órgão executivo de trânsito ou pela Associação Nacional dos Detrans.
30. Vinculação administrativa de empresas fornecedoras de placas para a estampagem, contemplando a confecção da modelagem das novas placas do Mercosul.
31. Remuneração para a integração sistêmica dos órgãos de trânsito, com os valores do Funset.
32. Alterações nas Resoluções do Contran 168/04, que regula a formação de condutores, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, os especializados e de reciclagem, e a 358/10, que regulamenta o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais, e de formação, qualificação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores.
Texto: Mariana Tochetto/Ascom Detran RS
Edição:Sílvia Lago/Secom


Governo RS encaminha à Assembleia projeto de indenização por atraso de salários

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O governo do Estado RS encaminhou, na tarde desta terça-feira (26), à Assembleia Legislativa, projeto de lei complementar (PLC) que estabelece indenização aos servidores públicos, ativos e inativos, e pensionistas, pelos dias de atraso no pagamento dos salários. A indenização será calculada pelo índice da poupança e será retroativa ao início do parcelamento dos salários, em 1º de julho de 2015. O PLC tramitará em regime de urgência. A medida foi anunciada em entrevista coletiva no Palácio Piratini.

"A medida tem como objetivo evitar mais prejuízos aos servidores públicos, diante das atuais circunstâncias do Tesouro do Estado", afirmou o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, que reconheceu a intenção do governo de evitar o ajuizamento de ações de cobrança, na Justiça, contra o Estado.

Branco anunciou ainda que o governo está pedindo regime de urgência para projeto que já tramita na Assembleia e trata da correção, também pelo índice da poupança, pelo atraso no pagamento do 13º salário
O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, explicou que a indenização será paga na folha do mês subsequente àquele em que ocorrer o atraso do salário e será calculada exclusivamente sobre a parcela não paga no prazo legal e por dia de atraso. A indenização relativa aos atrasos de salário retroativos, a contar de 1º de julho de 2015, será paga no mês subsequente ao da publicação da lei complementar.

"Pela projeção de hoje, o governo pagará R$ 26,2 milhões pelo atraso do salário. Já o montante referente ao 13º, R$ 41,5 milhões", calculou Feltes. O secretário disse, ainda, que os recursos sairão de fontes de receitas extraordinárias "que ainda restam, como o Fomentar RS".

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, reforçou que, apesar de todas as dificuldades, o governo sempre priorizou o salário dos servidores. "Nos 21 meses de parcelamento, o pagamento foi feito dentro do mês. Na maioria das vezes, na primeira quinzena de cada mês", lembrou.

"Este é o reconhecimento formal do direito do servidor", afirmou o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú.