Em 100 dias, Palmas recuperou 160 kms de estradas rurais

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Apenas 23% da frota recebida pela atual gestão apresenta condições de uso; No período, foram atendidos 100 requerimentos da população

Nos primeiros 100 dias de administração, a gestão Dr. Kosmos Nicolaou investiu pesado na recuperação de estradas rurais. No período, foram recuperados mais de 160 quilômetros de vias no interior do município, que são fundamentais para o escoamento da produção agrícola e o transporte de animais.

"Nossos agricultores e as pessoas que moram nos assentamentos e comunidades mais distantes, enfrentam muitas dificuldades devido a má conservação que as estradas se encontravam", afirmou Dr. Kosmos. A Prefeitura atendeu ainda no período, mais de 100 requerimentos diretos da população, para obras de limpezas de bueiros readequações de vias, cargas de terras, serviços de retroescavadeiras, entre outros.

Os dados integram o balanço de atividades divulgado esta semana pelo Departamento de Infraestrutura. As condições climáticas (chuvas) também dificultaram os trabalhos, que ocorreram apenas em 30 dias no período. Os trabalhos foram executados, mesmo diante do sucateamento do maquinário, recebido pela administração Dr. Kosmos, no início do ano.

Sucateamento
De acordo com o diretor de Infraestrutura, José Antonio Magarinos Bello, a frota recebida contém 145 caminhões, utilitários, tratores, retroescavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras (patrolas) e veículos leves. Deste total, apenas 23% (34 veículos) apresentam condições de uso, 18 foram classificados como sucata e outros 93 estão em manutenção ou necessitam de algum tipo de reparo.

"Apenas uma patrola da frota está funcionando, o que dificulta em muito a agilidade na recuperação de estradas, como determinou o prefeito Dr. Kosmos", disse Bello. O diretor ressaltou da importância de recuperar a malha viária do município. "Procuramos priorizar o interior, para viabilizar o transporte da produção agrícola".

Dificuldades
O trabalho, segundo ele, poderia ter uma abrangência maior, porém devido à precariedade da frota, os atendimentos ocorrem na medida do possível. "Por isto necessitamos da compreensão dos moradores neste início de gestão, mesmo por que, neste período, conseguimos trabalhar aproximadamente 30 dias devido as constantes chuvas", disse.

Neste período, segundo o balanço, também foi executada a reconstrução da ponte sobre o rio Bandeira, que quebrou por não suportar o peso de um veículo de carga. "Os trabalhos foram executados em tempo recorde de três dias", lembra Bello.

Pedidos da população
O relatório do primeiro trimestre apresenta ainda ações realizadas no período. Foram mais de 100 requerimentos atendidos para limpezas de bueiros, readequações de vias, cargas de terras, serviços de retroescavadeiras, entre outros.

O balanço mostra ainda a restauração de vias urbanas, há muito reivindicadas pela população, como a Rua Pedro Ribas Mendes, que liga os bairros Lagoão e Alto da Glória, incluindo algumas travessas.

A Prefeitura também construiu, às margens PRT 449, uma ciclovia há muito tempo solicitada pelos moradores. O trecho está localizado entre a empresa de compensados Marini e o bairro Eldorado, proporcionando maior segurança aos trabalhadores e usuários da via.

Foto legenda (ponte rural)
Ponte sobre o rio Bandeira recuperada em tempo recorde de três dias
Foto: Josiani Almeida






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Câmara aprova criação da "Bolsa Atleta" de Palmas

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A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (10), o projeto de lei 12/2017 do Poder Executivo, que  institui o programa de auxílio aos atletas e técnicos desportivos amadores de Palmas. A "Bolsa Atleta", como ficou denominada, vai auxiliar os representantes da cidade nas competições esportivas em todo o território nacional.

"Palmas é um celeiro de atletas que, muitas vezes, deixam de competir em outras regiões, levando o nome do nosso município, por falta de um apoio mínimo", afirma o prefeito Dr. Kosmos. "Esta é uma antiga reivindicação da sociedade palmense que integra nosso plano de governo e que será atendida em nossa gestão", completou.

A legislação, aprovada por unanimidade em primeira discussão, vai permitir o ressarcimento das despesas dos atletas e técnicos, mediante comprovação de gastos através de documentos  fiscais em nome da prefeitura de Palmas. A normativa está prevista na lei 2.241/2014 e decreto 2.816/2012, que regulamenta as despesas de viagens.

A professora Elisabete Dias, chefe da Divisão de Esportes, explicou que a proposta foi solicitada junto ao Departamento Jurídico, que buscou um  meio legal para que houvesse a possibilidade de criar a "Bolsa Atleta". "Nossa atuação tem sempre como premissa que o esporte educa e impulsiona a cidadania", disse.

"Solicitamos o auxilio de despesas financeiras de atletas e técnicos do desporto amador, possibilitando e auxiliando que aqueles que não dispõe de recursos possam participar de competições regionais, estaduais e nacionais", ressaltou Bete.

Representação
A chefe da Divisão de Esportes reforça que o município tem uma excelente representação esportiva em diversas modalidades. "A aprovação desta lei tem como critério atender somente competições amadoras com acompanhamento de profissional responsável habilitado e formado em Educação Fisica (CREF), mediante o agendamento prévio para analise da necessidade".

De acordo com Bete, é importante ressaltar que a lei prevê auxilio no pagamento de alimentação em viagem, taxa de arbitragem e inscrições. "Esta é uma forma do nosso município contribuir com o esporte local amador oportunizando atletas levarem o nome e as cores da nossa bandeira em todo território nacional de uma forma legal e transparente”, concluiu.

O projeto de lei do Executivo, que será votado em segunda discussão na próxima semana, recebeu elogios dos vereadores Edson Luiz Kemes (Lagarto), Ezequiel da Silva (Zico do Mercadão), Professor Adilson, Izaias Mikilita, Marquinhos, Paulo Bannake, Fernandinho Guapo, Celia Paim, Nilton Butner (Laco), Ademar Nunes, Luiz Sandeski e Luiz Guesser. O presidente Rafael Bosco não participou da sessão.

Foto legenda (bolsa atleta)
Projeto aprovado pelos vereadores prevê incentivo aos atletas amadores e técnicos de Palmas
Fotomontagem: Josiani Almeida







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Luciano Ducci pede urgência na distribuição da vacina contra dengue no País

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O deputado federal Luciano Ducci(PSB) defendeu nesta terça-feira,11, mais uma vez, a  distribuição da vacina da dengue em todo território brasileiro. Ele participou de audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu a  comercialização e distribuição do medicamento. "Quero incluir esta vacina no Programa Nacional de Imunização, pois sua eficácia já foi comprovada. No Paraná  foram imunizadas mais de 200 mil pessoas em uma primeira etapa.", diz o parlamentar, autor do projeto de lei que inicialmente pedia que a vacina fosse apenas disponibilizada em áreas de grande risco epidemiológico. 

A vacina da dengue tem sido pouco ofertada, embora esteja registrada desde dezembro de 2015 na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e liberada para comercialização pelo Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O medicação possui três etapas de aplicação e reduz as chances de internação e morte por dengue hemorrágica em 90%.

Tanto os representantes de órgãos públicos e agências reguladoras como os de conselhos de saúde federal e municipal, debateram a viabilidade financeira de aquisição da vacina contra a dengue. O projeto de Luciano Ducci segue aguardando aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família.

Participaram da audiência a representante do Ministério da Saúde, Francieli Fontana Sutile, a representante da Anvisa, Daniela Marreco Cerqueira, a diretora da Sanofi Pasteur-Brasil, Sheila Homsani, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).


Foto- Liderança do PSB/ChicoFerreira

Palmas conquistou R$ 24,7 milhões em investimentos, comemora Dr. Kosmos

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Recursos serão destinados para a construção de ginásio de esportes e UPA no Lagoão, novas escolas, casas populares e aquisição de veículos

Os primeiros 100 dias da gestão Dr. Kosmos Nicolaou ficaram marcados pela conquista de um grande volume de recursos dos governos estadual e federal, para investimento em diversas áreas de Palmas. No período, a cidade garantiu mais de R$ 24,7 milhões para investimentos. A saúde é uma das prioridades da atual administração.

O município, prevê Dr. Kosmos, irá se transformar nos próximos meses, num grande canteiro de obras. As demandas por melhorias no início da gestão estavam presentes em todas as áreas de Palmas, lembra o prefeito. "Diante deste quadro de urgência, buscamos agir com muita disposição, cobrando ação de todos os setores da Prefeitura e principalmente articulando apoio junto às lideranças com representatividade em nossa cidade", afirma.

Além das obras de infraestrutura para dar o mínimo de dignidade e qualidade de vida à população, o prefeito garantiu uma série de boas notícias para Palmas. Entre os benefícios destes primeiros 100 dias estão R$ 6 milhões para construção de um ginásio esportivo e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Lagoão, faltando apenas concluir o trâmite da área para as estruturas.

Dr. Kosmos também comemorou a liberação de R$ 1,2 milhão para aquisição de veículos de grande porte (caminhões e ônibus), R$ 500 mil para veículos de pequeno porte e R$ 2 milhões para a construção de duas escolas - uma na área das comunidades quilombola e outra no Assentamento Paraíso. Na última semana o prefeito também foi informado de que a Cohapar autorizou a construção de 500 casas populares, num investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

Saúde
A saúde é uma das prioridades da gestão do Dr. Kosmos. Formado em Medicina e atuando há mais de 31 anos em Palmas, o prefeito não mediu esforços para melhorar o serviço prestado à comunidade. No período, a Prefeitura contratou mais dois médicos e implantou o atendimento estendido até as 21h no Posto de Saúde do Lagoão, bairro com maior densidade populacional da cidade.

Na última semana, o prefeito visitou as estruturas onde serão instalados novos serviços na área de saúde de Palmas. No bairro Santuário, Dr. Kosmos destacou a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS), paradas há aproximadamente oito meses. "Esta obra estava parada, porém logo, logo estará concluída", disse.

Serviço alternativo
Enquanto as obras na UBS não ficarem concluídas, o atendimento terá início nos próximos dias, em uma sala comercial que a Prefeitura está alugando, há aproximadamente 200 metros do local, próximo ao antigo CRAS. "Já temos um médico para começar a atuar no bairro e a partir do momento que esta obra ficar concluída, este atendimento virá para a UBS", informou.

O prefeito também visitou a sala onde será instalada a nova UBS Central. "Aqui serão atendidas somente as pessoas do centro. Vamos ter um médico 8h". A estrutura será implantada no antigo Cartório Leining. O local será equipado com ar condicionado, poltrona, câmeras de segurança.

Dr. Kosmos concluiu a agenda de visitas apresentando a estrutura onde será instalada a pedriatria municipal - no primeiro andar do prédio João Paulo II. Serão três consultórios médicos com banheiro. "Somente pediatras atuarão neste bloco", destacou.

Foto legenda (gestao dr kosmos)
Dr. Kosmos em reunião com médicos recém-contratados pela Prefeitura de Palmas
Foto: Josiani Almeida





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Feira de Palmas movimentou R$ 4 milhões

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Montante superou em oito vezes o valor movimentado na última Feira de Bezerros realizada em 2015

A 40ª Feira Estadual de Bezerros de Palmas, de sexta a domingo (07 a 09 de abril) no Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira, o Pé Vermelho, movimentou aproximadamente R$ 4 milhões. O montante estimado, dividido entre negócios fechados pelas empresas, venda de alimentos e leilões de gado, integra enquete promovida com expositores e revela um volume oito vezes maior que o último evento, em 2015 (R$ 500 mil).

"Os dados deste levantamento revelam uma grande satisfação dos empresários que acreditaram no evento", afirma o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, que acompanhou em período quase integral os três dias da Feira. "Isto sem contar o olhar de alegria dos palmenses que foram lá e há muito tinha carência deste tipo de promoção", frisou.

Na enquete, foram aplicadas sete perguntas relacionadas à satisfação dos expositores com a localização dos estandes, à revitalização do Parque de Exposições, à organização e ao público. Também foram questionados dados sobre o valor aproximado de mvoimentação financeira, do interesse em participar em edições futuras e sugestões.

Os leilões de gados, cavalos crioulos e ovinos representaram o maior volume em movimentação financeira. Nos dois leilões - de sexta à noite e domingo à tarde - foram comercializados 672 animais, totalizando R$ 1.188.550,00, segundo contabilização do Sindicato Rural de Palmas.

Os demais setores somados juntos movimentaram aproximadamente R$ 3,2 milhões. O montante deverá ser superado nos próximos dias, uma vez que as articulações para muitos negócios tiveram início durante a Feira, como responderam alguns dos entrevistados, que optaram por não indicar o montante comercializado. "Nossa estimativa é de fechar bons negócios no futuro", ressaltaram.

Panorama
Quase a totalidade das repostas revelam a satisfação e a muita satisfação dos expositores da Feira. Em relação ao local disponibilizado para montagem do estande, mais de 60% declararam estar "muito satisfeitos" e 40% afirmaram estar "satisfeitos". Pelo menos 80% dos espaços da Feira foram comercializados para empresas de Palmas.

No quesito sobre a satisfação com o Parque de Exposições Pé Vermelho, 55% se declararam "muito satisfeitos" e 45% "satisfeitos". Nos últimos meses, todos os setores da Prefeitura foram mobilizados para executar a limpeza e revitalização da estrutura.

A organização da Feira foi considerada "muito satisfeita" e "satisfeita" por 98% dos entrevistados na enquete. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Palmas, contou com apoio dos núcleos de criadores de gado das raças Caracu e Cara Banca, Palmas Esporte e Prefeitura Municipal.
 
A enquete também mediu, segundo avaliação dos expositores, a satisfação dos mesmos com relação ao público que visitou o estande e conheceu os produtos. Pelo menos 60% afirmaram estarem "satisfeitos" e 40% "muito satisfeitos" com a aceitação.

Mais de 70% dos empresários afirmaram que "certamente sim", irão participar do evento no próximo ano. O item "nada satisfeito" não recebeu nenhuma resposta e o "pouco satisfeito", apenas três respostas.

Expopalmas
A última pergunta aplicada na pesquisa revela que a população de Palmas e região deseja o retorno da Expopalmas (Exposição Agropecuária de Palmas), suspensa há mais de 10 anos. "Um evento deste porte, que é o que planejamos para o próximo ano, vai incluir todos os setores da economia, como o comércio, parque de diversões e shows por no mínimo uma semana", destaca o prefeito Dr. Kosmos.

A falta de um parque infantil e presença do setor comercial, ganhou destaque nas respostas dos expositores. Eles citaram ainda sugestões como a realização no verão, programação com antecedência, uma data que não coincida com a colheta de grãos, leilão e julgamento de raças leiteiras, entre outros.

Também apontaram a necessidade de uma maior divulgação nos municípios da região, melhor sistema de iluminação e internet mais eficiente. "Erros e falhas sempre acontecem e neste não poderia ser diferente. Esta Feira, que foi o primeiro grande evento da nossa gestão, serviu como experiência para a retomada dos grandes eventos em Palmas", concluiu Dr. Kosmos.

Foto legenda (feira bezerros)
Dr. Kosmos: "Os dados deste levantamento revelam uma grande satisfação dos empresários que acreditaram no evento"
Foto: Josiani Almeida







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Vagas de emprego em Passo Fundo

Vaga para gerente de loja no segmento infantil em Passo Fundo, loja no shopping. Desejável experiência na função, sexo feminino, idade mínima 25 anos. Empresa oferece salário fixo á combinar,comissão de todas as vendas, vale transporte, vale refeição, plano de saúde, regime CLT. Interessadas enviar currículo com foto para milon-maite@bol.com.br 

Vaga para Analista de Crédito e Cobrança (1 Vaga) Passo Fundo

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Disponível apenas para cadastrados
Cidade e Estado: Passo Fundo / RS

Descrição

A vaga é para especialista em crédito e cobrança.
Formação: Administração de empresas, contabilidade, economia, agronomia.
Pós graduação e/ou mba será diferencial
Essa vaga necessita experiência no mercado agrícola. Disponibilidade para viagens.
Monitoramento de carteira de clientes internos e externos;
Formalização de garantias;
Controle de documentações cadastrais;
Concessão e revisão dos limites de créditos para pf e pj (agricultores)
Controle de cartas de fiança entre outros;
Diminuição de inadimplência;
Acuracidade contas à receber;
Bom relacionamento com a área comercial, canais de distribuição;
Responsável pela formalização das apresentações da sua área/região (reuniões)
Visão estratégica com forte orientação para resultados;
Pró ativo, persistente, negociador;
Benefícios: (vale refeição/assistência médica/seguro vida/ppr)
Salário: À combinar
TELEFONES: 3317-2789 e 3313-2951 

Vacinação contra a gripe se inicia nesta segunda no Rio Grande do Sul

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A 19ª campanha nacional de vacinação contra a gripe se inicia nesta segunda-feira (10). A recomendação da Secretaria da Saúde às prefeituras é que na primeira semana sejam priorizados os profissionais de saúde, que serão vacinados nos locais de trabalho, como postos e hospitais. 

A secretaria já recebeu o primeiro de sete lotes, representando 25% das mais de 4 milhões de doses destinadas ao estado. A principal novidade da vacinação neste ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo da campanha. Além destes, fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (60 anos ou mais), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios. A campanha vai até 26 de maio e o Dia D de Mobilização Nacional está previsto para 13 do mesmo mês.

Texto: Ascom SES
Edição: Léa Aragón/ Secom

Licença para dirigir no exterior pode ser emitida com renovação de CNH

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Em razão do grande número de pedidos de Permissão Internacional para Dirigir (PID) às vésperas das datas de viagens, o Detran gaúcho lembra que o documento pode ser solicitado por ocasião da renovação da CNH, quando da retirada desse documento no Centro de Formação de Condutores (CFC). A PID terá o mesmo prazo de validade da CNH e seu único custo adicional é a taxa de emissão, de R$ 51,84.
A Permissão Internacional para Dirigir é o melhor documento a ser portado por quem pretende dirigir no exterior. É aceito nos 135 países signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e também em países com o Princípio da Reciprocidade. Entre eles, estão alguns dos destinos mais procurados dos brasileiros: Estados Unidos, Reino Unido, França, Portugal, Espanha, Austrália, Canadá, México e países do Mercosul.
Embora a CNH também seja aceita na maioria dos países signatários da Convenção de Viena por até 180 dias a partir do ingresso no país, a PID pode facilitar a checagem das informações do condutor, não apenas em situações de fiscalização com agentes oficiais, mas também na hora de locar veículos, resgatar seguros e buscar agilidade nos atendimentos em casos de acidentes. O texto do documento é apresentado em oito idiomas - alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo. Além disso, sua validade é a mesma da CNH, portanto geralmente superando os 180 dias em que esta é aceita no exterior.
Quem deseja fazer sua PID independentemente da data em que providencia a renovação da CNH pode dirigir-se diretamente a um CFC. Para tornar ainda mais rápido o processo, a Guia de Arrecadação do Detran/RS Eletrônica (GAD-E) para pagamento da taxa de expedição do documento pode ser adquirida no site. O pagamento pode ser feito nos bancos indicados no site e só então o usuário precisará dirigir-se ao CFC, levando sua CNH ou outro documento de identificação e comprovante de residência atualizado.
Texto: Ascom Detran
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Estado RS complementa salários para 59% dos servidores do Executivo

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O governo do Estado depositará, nesta quarta-feira (5), uma nova faixa de R$ 350,00 aos servidores do Poder Executivo. Com este crédito, a Secretaria da Fazenda complementa os salários do mês de março para quem tem vencimento líquido de até R$ 2.500,00, o que representa 59% do funcionalismo. O valor do novo repasse estará disponível nas contas bancárias no início da noite. 
Para pagar mais R$ 350,00 foram necessários R$ 57 milhões em caixa, dinheiro com origem na arrecadação do IPVA 2017, cujo calendário de pagamento pelo final da placa do veículo iniciou nesta semana. De uma folha líquida que no mês passado fechou em R$ 1,09 bilhão (sem considerar consignações e encargos), até o momento foram reunidos pouco mais de R$ 665 milhões. Segue a previsão de quitar a folha de março até o próximo dia 13 de abril.
Na última sexta-feira (31), a Fazenda já havia realizado o crédito de até R$ 2.150,00 por matrícula para os servidores ativos, inativos pensionistas, juntamente com a quarta parcela do 13º salário de 2016, o que significa outros R$ 102 milhões.

Texto: Pepo Kerschner/Sefaz
Edição: Gonçalo Valduga/Secom