Caíto apoia luta por mais integração entre Brasil e Argentina no Sudoeste do Paraná

Labels:

“A nossa região, transformada em zona de exportação para o Mercosul, vai reduzir a distância das cargas da Argentina até o Porto de Paraná, em até 250 quilômetros”, disse o deputado

reuniao na RF1508O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, está engajado na luta das lideranças do Sudoeste do Paraná, para ampliar a integração aduaneira com o município de San Antonio, na Argentina. A região é sede de uma ponte internacional, mas a falta de infraestrutura aduaneira impede uma integração plena no tráfego internacional de cargas.

“A nossa região, transformada em zona de exportação para o Mercosul, vai reduzir a distância das cargas da Argentina até o Porto de Paraná, em até 250 quilômetros”, informa o deputado. Para garantir esta integração mais ampla, Caíto disse que é necessário ampliar o horário de funcionamento da Inspetoria da Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste, na fronteira do Brasil com a cidade argentina de San Antonio.

Com esta mudança seria possível realizar a passagem de veículos aos domingos e feriados e a abertura da aduana local para transporte de cargas e fluxo turístico, além da legalização da ponte internacional. “Esta campanha une brasileiros e argentinos em negociações com os governos destes dois países”, disse Caíto Quintana.

MOBILIZAÇÃO – O deputado lembra que na última quarta-feira (10), lideranças da região, prefeito, vereadores, a Associação dos Municípios (Amsop), das Câmaras Municipais (Acamsop), empresários e entidades representativas dos segmentos produtivos, Sebrae e Fecomércio, representantes dos deputados Luciana Rafagnin e Zeca Dirceu (PT) e autoridades argentinas participaram de uma audiência com o Superintendente Regional da Receita Federal da 9ª Região (PR-SC), Luiz Bernardi, em Curitiba.

Durante o encontro foi reivindicado apoio do órgão público nesta luta que vem ganhando força de 2009 para cá. Sem a integração plena, avalia o líder do PMDB, empresários, comerciantes e gestores públicos sofrem com a evasão de recursos do Paraná para Santa Catarina, que possui aduana funcionando plenamente em Dionísio Cerqueira.

“Vamos somar todas as forças necessárias para concretizar esse sonho da nossa gente. O município fará tudo o que for preciso para garantir as contrapartidas exigidas”, disse o prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, que lidera a campanha.

DIFICULDADES – O superintendente da RF, Luiz Bernardi, disse que concorda com as medidas e apoia o movimento, mas para manter a excelência e eficácia dos serviços prestados pelo órgão público é necessário liberar recursos para a ampliação da inspetoria local no orçamento da União e garantir a contratação de pessoal por meio de concurso público.

Além do que, segundo Bernardi, a RF não atua ou responde sozinha pela fiscalização e serviços em regiões de fronteira. “É preciso combinar com as ações também de outros organismos, como a Política Federal, o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde, a Anvisa, entre outras instituições competentes para resguardar os interesses nacionais”, disse.

Durante a reunião, Bernardi informou que existe previsão no orçamento do Ministério da Fazenda para 2012 de destinação de recursos no valor de R$ 1,2 milhão para a reforma e ampliação da inspetoria de Santo Antônio do Sudoeste, que passará a funcionar em uma área de 700m². Também está prevista a realização de concurso público para a contratação de agentes da RF em todo o país.

Foto legenda (reuniao na RF1508)

Lideranças políticas e sociais do Sudoeste do Paraná e da Argentina durante reunião com o superintendente da Receita Federal, Luiz Bernardi

Foto: Thea Tavares

Assembleia Legislativa do Paraná

Liderança do PMDB

Deputado Caíto Quintana

www.pmdbpr.org.br

www.caitoquintana.com.br

www.twitter.com/DeputadoCaito

Ronildo Pimentel / Olir Pivatto

(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956

ronipimentel@hotmail.com

olir.pivatto@hotmail.com

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.

 
F371235113DFD6DAD8D285E7F677C176