Casos de dengue na Capital Gaúcha colocam Saúde em alerta máximo

Marcadores:


A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde, (SMS) realizou, na manhã do dia 13/03, terça-feira, bloqueio de dengue em áreas dos bairros Floresta e Auxiliadora. A intervenção ocorreu depois de um diagnóstico de dengue na região, em pessoa que contraiu a doença no Rio de Janeiro.
O índice de infestação predial de larvas do mosquito transmissor apurado no local foi de 10,48%, o que significa alto risco de transmissão. A Pesquisa Vetorial Especial realizada pelo Controle Operacional da Dengue incluiu as ruas Coronel Bordini (da avenida Cristóvão Colombo à rua Marquês do Pombal), Quintino Bocaiuva (também da Cristóvão Colombo até a Marquês do Pombal), Marquês do Pombal (da Quintino Bocaiúva até 70 metros além da Coronel Bordini) e avenida América (da Coronel Bordini até 120 metros adiante). No dia 14/03, quarta-feira, pela manhã, serão feitos bloqueios nos bairros Jardim São Sebastião e Jardim Lindoia.

Na manhã do dia 12/03, segunda-feira, a mesma operação foi feita no bairro Petrópolis, onde houve registro de um caso de dengue em paciente que viajou do Mato Grosso para Porto Alegre. Foi constatada infestação predial de 18,57% em uma área de 150 metros do entorno da casa onde mora o paciente. Focos com índices acima de 1% já representam risco de transmissão da doença.

O bloqueio em Petrópolis abrangeu as ruas Ferreira Viana (entre Barão do Amazonas e Felizardo Furtado), Dona Oti (esquina da Ferreira Viana até 100 metros adiante), Guilherme Alves (da esquina da Ferreira Viana até 100 metros além), Felizardo Furtado (entre Ferreira Viana e Saicá) e Saicá (entre Felizardo Furtado e Lavradio).
 
Prevenção - A Vigilância em Saúde ressalta que o envolvimento permanente da população é fundamental para impedir o surgimento de criadouros residenciais e comerciais do mosquito.Aedes Aegypti, que transmite a dengue. O principal cuidado deve ser evitar o acúmulo de água parada – como em vasos de plantas ou pneus. O recomendável é que os suportes com água que ficam embaixo dos vasos sejam cobertos com areia.

Outro alerta da Vigilância é que pessoas que tenham viajado para regiões onde haja situação endêmica de dengue – como Mato Grosso, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte – procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem indícios da doença. Os principais sintomas são febre, pintas no corpo e dores musculares e nas articulações.

Autor: Rui Felten 
Fonte: Portal PMPA - SMS 

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.