Pugliesi destaca os 46 anos do PMDB, que serão completados no sábado

Marcadores:


O PMDB vai completar, no próximo sábado (24), 46 anos de fundação. “Nestes anos todos, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro foi protagonista dos mais importantes acontecimentos da história política recente do nosso país”, destacou nesta quinta-feira (22) o presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi.

A fundação do MDB ocorreu menos de dois anos após o golpe militar de 31 de março de 1964. Os militantes do partido, transformado em PMDB em 1980, resistiram bravamente a todas as perseguições nos 21 anos da ditadura. “Foram dezenas de cassações de mandatos e pressões dos governos militares e ‘oportunas’ mudanças das regras do jogo”, lembra Pugliesi.

“Nestas datas comemorativas, como agora em 24 de março, é sempre bom recordar nossas histórias e lutas”, completou o deputado, fundador do partido no Paraná. A década de 1970, segundo ele, marcou o grande salto do MDB. “Primeiro, a anticandidatura de Ulysses Guimarães, percorrendo o Brasil inteiro numa época de chumbo e pregando a volta da democracia ao país”.

No final de 1974, o povo, descontente com o regime militar, votou em massa nos candidatos do partido em todo o país. “No Paraná, o MDB elegeu naquele ano o senador Leite Chaves, 15 dos 16 candidatos a deputado federal e 25 dos 65 candidatos a deputado estadual”, recorda Pugliesi.

Em 1976, Londrina, a segunda maior cidade do estado, elegeu o emedebista José Richa como prefeito. Em 1982, o Paraná inteiro o escolheu como governador, já como candidato do PMDB, na primeira eleição direta depois do golpe de 1964.

Diretas Já
Em novembro de 1983, aconteceu em Curitiba o primeiro grande comício a favor de eleições diretas para presidente, organizado por membros do PMDB. “Comícios com milhares e milhares de pessoas embalavam o ressurgimento das manifestações públicas e fortaleciam a luta pelo retorno da democracia brasileira”.

Em 1985, o então deputado estadual do PMDB Roberto Requião foi eleito prefeito de Curitiba. “Era a primeira eleição em capitais após 20 anos de prefeitos nomeados”, informa o deputado.

Com a vitória de Requião, os setores populares começaram a ter acesso às decisões na prefeitura de Curitiba. “Nesta e em outras campanhas, mas principalmente nesta, a eleição foi vencida pela militância do partido, que foi para as ruas conquistando os eleitores voto a voto”, disse Pugliesi.

A partir dessa eleição surgiu a mística da militância do PMDB, destaca. Um ano depois, empurrado pelo sucesso inicial do Plano Cruzado, o PMDB venceu fácil as eleições de 1986.

“Elegeu 22 dos 23 governadores. Com 260 deputados federais e 44 senadores, o PMDB tornou-se hegemônico no Congresso para fincar a sua grande bandeira: a Assembleia Nacional Constituinte, comandada por Ulysses Guimarães”, frisou Pugliesi, eleito deputado constituinte.

Constituição Cidadão
A Constituição Federal foi votada pelo Congresso Nacional em 1988, assegurando a democracia e diversas garantias, com o objetivo de dar maior efetividade aos direitos fundamentais.

Após a eleição do então peemedebista Alvaro Dias para governador nas eleições de 1986, o partido voltou ao governo do estado em 2003, com a vitória do senador Roberto Requião.

Em oito anos de governo, o PMDB deixou como legado ao Paraná o primeiro lugar na geração de emprego e renda, no crescimento industrial e na vanguarda da produção agrícola e pecuária. Também obteve os melhores índices na educação, no meio ambiente e no desenvolvimento humano.

Foto legenda (pmdb 46 anos2203)
O deputado Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição Federal de 1988 coordenada pelo PMDB e que assegurou a democracia e os direitos dos brasileiros
Foto: Divulgação/Câmara Federal






Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel / Olir Pivatto
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9819-4489

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.