Inverno em Palmas será marcado por geadas e baixas temperaturas

Marcadores:

A estação mais fria do ano começou oficialmente à 1h21 da madrugada desta quarta-feira (21). Nas primeiras horas do inverno em Palmas, cidade conhecida pelos ventos e baixas temperaturas, os termômetros marcavam aproximadamente quatro graus centígrados. A previsão, segundo o Simepar, é de muita geada e ventos gelados nos próximos meses.

A expectativa da população de Palmas, e dos produtores de maçã e truta, é para um inverno rigoroso, com temperaturas mais baixas que no ano passado. A cidade registrou, no final de abril, a primeira geada do Paraná este ano. No final da manhã do dia 09 de junho, ocorreram chuva congelada na região central e queda de neve no Distrito do Horizonte, nos Campos de Palmas, com os termômetros marcando perto de zero grau.

De acordo com a meteorologista Sheila Paz, que trabalha na estação do Simepar nos Campos de Palmas, o inverno é esperado dentro do normal para a região, com queda de geada de duas a três vezes por mês. "Teremos um ou outro evento de frio que vai chamar mais a atenção, entretanto, entramos num período seco e a previsão é de 130 milímetros de chuva para junho e em média 115 milímetros para agosto", disse.

O baixo índice de chuvas pode dificultar o registro de mais neve em Palmas, fenômeno não descartado, uma vez que isto só pode ser previsto com cinco dias de antecedência. "Existe uma série de fatores que influenciam para o evento, mas as fortes geadas marcarão presença nos nossos Campos de Palmas e serão elementos muito presentes para nossa região", adiantou Sheila.

Panorama
De uma forma geral, as principais características do inverno, que vai até 23 de setembro, são o frio intenso, tempo gélido, céu cinzento, geada, neve, ventos fortes, dias mais curtos e noites mais longas. O nome da estação tem origem no latim, é o "hibernu" que significa "tempo hibernal".

As temperaturas mais baixas, no Brasil, são registradas nos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e em algumas regiões do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização (proximidade com a linha do Equador).

Foto legenda (inverno em palmas)
Palmas registrou no final de abril a primeira geada do ano no Paraná. No início do mês houve chuva congelada e queda de neve
Foto: Josiani Almeida

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.