Sobe para 41 o número de municípios no RS que decretaram emergência por chuva

Marcadores:

O Rio Grande do Sul segue sendo castigado pelos efeitos das chuvas registradas nas últimas semanas de maio. As chuvas devem dar uma trégua nos próximos dias, mas volta com força na metade da próxima semana, segundo a Somar Meteorologia. No fim da tarde desta quinta-feira (1º), subiu para 41 o número de prefeitos gaúchos — dos 74 municípios que registraram algum tipo de dano — que decretaram situação de emergência, principalmente, em razão de alagamentos. Conforme o último boletim da Defesa Civil, 903 famílias seguem fora de suas casas — 674 desalojadas (estão em casa de parentes) e 229 desabrigadas (estão em abrigos públicos).
Em junho, a previsão é de que os acumulados de água até o meio do mês, especialmente no Norte, fiquem acima dos 200mm de chuva, sendo que a média prevista é de 100mm a 150 mm para o mês.
A cheia do Rio Uruguai segue causando transtornos na Fronteira Oeste, principalmente, em Itaqui, Uruguaiana e São Borja. Nesses três municípios, mais de 300 famílias estão em abrigos públicos ou em casas de parentes. 

Mesmo com a previsão de pouca instabilidade nos próximos dias, a Defesa Civil segue monitorando o nível dos rios Uruguai e Jacuí que deve seguir aumentando como reflexo da água liberada das comportas de hidrelétricas de Santa Catarina. O coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, major Rinaldo Castro, afirmou que a região não registrou grande volume de chuva nesta quinta-feira, mas que isso não será o suficiente para melhorar a situação dos locais mais afetados pela chuva nos próximos dias.

FONTE: ZERO HORA

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.