A explosão de um duto da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), provocada aparentemente por roubo de combustível, deixou 27 mortos e 52 feridos, este domingo, na comunidade de San Martín Texmelucan (centro), informou o governo mexicano.
"Temos que lamentar 27 pessoas mortas, doze delas menores de idade, e 52 feridos", disse durante entrevista coletiva Laura Gurza, diretora de Defesa Civil da secretaria de governo (ministério do Interior) do México.
O balanço anterior dava conta de 22 mortos, mas este foi atualizado após a localização de cinco corpos nos escombros de casas totalmente carbonizadas.
O número de vítimas "é preliminar, pode aumentar à medida que continuarem os trabalhos de busca e resgate entre os escombros", disse, por sua vez, Francisco Blake, secretário de governo, que viajou ao local do acidente.
Segundo o governo local, a explosão destruiu 32 casas, danificou outras 83 e levou à evacuação de centenas de pessoas que viviam na região.
A explosão ocorreu após as 05h locais em uma comunidade do estado de Puebla, onde no último ano se registraram "problemas importantes de roubo de combustível", informou a estatal Pemex.
De acordo com Valentín Meneses, secretário de governo do estado de Puebla, estado onde fica San Martín Texmelucan, a explosão ocorreu depois "que um bando de delinquentes perfurou os dutos da estatal Pemex (...). As ruas começaram a inundar, ocorreu uma faísca; eram rios de fogo os que víamos nas ruas".
A estatal Pemex confirmou, em comunicado, que a explosão foi provocada por "um incêndio nos dutos", e que o abastecimento de combustível para os mesmos foi cortado.
"Unidades de combate de incêndio da paraestatal foram ao local, bem como carros-tanque e moto-bombas para a recuperação do produto (...). O incêndio foi controlado e só estão queimando os resíduos do produto", informou a Pemex.
A zona do incidente está coberta por uma imensa nuvem de fumaça preta, que se espalha por dezenas de quilômetros e que chega até a cidade de Puebla, capital do estado de mesmo nome, situada a 32 km de distância.
Autoridades da Defesa Civil explicaram que a explosão quebrou vidraças de casas e duas dezenas de carros carbonizados em um raio de três quilômetros. Os corpos de resgate, bombeiros e forças do Exército mexicano foram deslocados para a região para atender à emergência.
Segundo testemunhos de moradores, na comunidade onde ocorreu a explosão, situada 100 km a leste da Cidade do México, agem bandos criminosos que perfuram os dutos para vender o combustível a motoristas de caminhões que passam por estradas vizinhas.
Segundo as autoridades, nos últimos três anos multiplicou-se o roubo de combustível dos dutos da petroleira, chegando-se a detectar um desvio clandestino a cada três dias.
JORNALE





0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.