A primeira parcial do número de presos do regime semiaberto do estado do Paraná da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara, beneficiados pelo indulto concedido nas festas de final de ano, mostra que dos 1.324 presos que saíram no dia 23 de dezembro, 204 não voltaram até o final da tarde de domingo (2). O número representa 15% do total de presos beneficiados pela lei e foi levantado por fontes da Banda B junto ao sistema penitenciário. O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) só deverá divulgar os números finais na próxima quarta-feira (5) quando retornam os presos do interior do estado e termina o prazo limite de três dias para retorno depois do prazo, desde que o interno apresente justificativa.
Os presos que não retornaram até o prazo estipulado poderão retornar à prisão, mas terão que ter uma justificativa aceita pelo Poder Judiciário para que não percam o direito ao regime semiaberto e à progressão de pena. Quem não se reapresentar será considerado como foragido da justiça.
No ano passado, dos 1.853 presos do regime semiaberto que saíram para as festas de final de ano nas quatro unidades do estado (Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba, Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava), 80 não retornaram, o que representou 4,3% dos beneficiados. Em 2008, a evasão foi de 8,3%.




0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.