Para os cidadãos de Sarandi, do centro ou dos bairros, a presença do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue já não é novidade.
Mas um dos maiores problemas para a proliferação do mosquito da dengue é, sem dúvida, o caso dos terrenos baldios, onde se acumulam detritos, sujeiras diversas e o mato que cresce, pois nesses locais as larvas se mantêm com mais facilidade. Esse lixo e entulhos são reflexos da falta de consciência de parte da população, que insiste em despejar esses detritos em locais inapropriados.
Nos mais diversos pontos da cidade fica fácil encontrar esses “habitats”, que antes eram quase uma exclusividade dos bairros, mas agora também acontece na região central.
Na área central da cidade é possível encontrar terrenos repletos de sujeira, muitas vezes os agentes de saúde em falta em Sarandi, limpam o local, mas em uma semana está tudo igual.
A falta de consciência das pessoas tem feito os casos de dengue aumentar muito em todo Paraná.
Muitos proprietários de terrenos baldios são notificados, menos em Sarandi, para que seja feita a limpeza, quando isso não é feito, o poder público executa o serviço e cobra do proprietário.
Como ultimamente tem chovido muito em toda a região, os cuidados com os ambientes são fundamentais para que a cidade não volte a conviver com novos surtos de dengue, é preciso tomar uma série de cuidados, como não deixar água acumulada, evitar jogar latas, recipientes plásticos e vidros em locais onde o Aedes aegipty possa se proliferar.
Além da falta de segurança, pois qualquer marginal pode se esconder ali, há também o risco de que quem mora nas redondezas, contrair doenças, afinal não é apenas o mosquito da dengue que gosta desse tipo de habitat, são ratos, baratas, escorpiões, aranhas, caramujos, etc.
Sarandi não vem desenvolvendo campanhas visando conscientizar a população quanto aos cuidados que se deve tomar para evitar a proliferação das larvas do mosquito Aedes aegipty. Não adianta promover ações contra a dengue apenas quando surgem as epidemias. É preciso que se tenha consciência que o combate à dengue deve ser feito todos os dias, pois as larvas têm grande resistência e podem sobreviver por muitos meses. Para quem acha que o mosquito só aparece no verão esta explicação deixa claro que, mesmo durante os dias de frio, no inverno, as larvas continuam vivas, esperando o aquecimento da temperatura, para que dali surjam os mosquitos que transmitem a dengue.




Gaúchão da uma olhada no novo candidato a prefeito de Sarandi, depois q o Tiririca ganhou pra depultado ele resolveu concorrer a prefeito...
http://blogsdobinho.blogspot.com/2011/01/novo-candidato-prefeito-de-sarandi.html