A Prefeitura de Paranaguá contestou o laudo técnico apresentado pelos órgãos ambientais que apontam que os peixes mortos que apareceram na baía teriam sido descartados por um navio. O motivo da divergência tem relação com a hipótese de vazamento químico que é apontada como “remota”, de acordo com a nota assinada pelo Ibama, IAP, Polícia Ambiental e Coordenadoria da Defesa Civil. A hipótese de vazamento químico estaria sendo descartada porque foi encontrado um barco pesqueiro. Porém, este barco pesqueiro é de camarão e não de peixes, o que descarta a possibilidade de descarte, pela incapacidade de volume de carga e tipo de embarcação.
Paralelamente às pesquisas do Centro de Estudos do Mar (CEM), a Prefeitura de Paranaguá também fez o encaminhamento de três quilos de manta, que foram coletadas pela ALPINA empresa ambiental contratada pela APPA, de contenção usadas no vazamento do dia 27-12 e de amostras líquidas.
Estão sendo realizadas análises químicas analíticas e análises cromatográficas, que indicam presença de produtos químicos, fora do padrão das águas da Baía de Paranaguá, nestas amostras apresentadas, tais como: óleo degomado de soja, presença de Nitrogênio fora das normas, uréia e enxofre, as análises finais estarão sendo providenciadas nos próximos 15 dias.
“As duas hipóteses tem o mesmo peso”, concordam o vice- prefeito, Fabiano Elias e o presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Paraná, Edmir da Pesca referindo-se às possibilidades de descarte de peixes e de vazamento do produto químico como prováveis desencadeadores da mortandade de peixes registrada no início do ano.
O relatório do CEM descarta as possibilidades de doença e contaminação por algas tóxicas, e não descarta a possibilidade de intoxicação por possíveis vazamentos.
A Prefeitura de Paranaguá está preparando um novo relatório sobre o caso.
VIA JORNALE




0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.