Por uma sociedade sem manicômios
O Dia símbolo da Luta Antimanicomial (18 de Maio), surgiu no final da década de 1980 com a articulação entre profissionais de saúde, estudantes, usuários dos serviços de saúde mental, familiares e movimentos sociais.
O objetivo desse dia foi estabelecer um marco histórico baseado no lema: “por uma sociedade sem manicômios”.
Atualmente existe a proposta de uma rede de serviços composta por CAPS (I, II,III), Capsi, CAPS AD, Serviços residenciais Terapêuticos, entre outras ações distribuídas na comunidade. No entanto, na contramão desses avanços, ainda existem 32.735 leitos distribuídos em 208 instituições psiquiátricas por todo Brasil (Ministério da Saúde 2010). Esses números, entre outros aspectos, fazem da Luta Antimanicomial uma batalha atual e necessária.
Em Marialva diversas atividades alusivas à data serão desenvolvidas, como:
- Concentração na Praça Santos Dumont a partir da 09:30 horas, com exposição e venda de trabalhos confeccionados pelos pacientes do CAPS I e informações à população.
- Apresentação de vídeo e discussão de uma cartilha sobre a Luta Antimanicomial aos trabalhadores dos ESFs, realizados pela Atenção Básica.
Maiores informações: (44) 3232 8354.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Marialva
Everton Alves / José Roberto Vares
(44) 3232 8354
(44) 8811 0697
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.