Gleisi Hoffmann participa de Audiência Pública na Assembleia

Marcadores:

Gleisi Hoffmann participa de Audiência Pública na Assembleia

audincia pblicaA senadora Gleisi Hoffmann (PT) participou na sexta-feira (27), em Curitiba, da Conferência da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados e Audiência Pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. O evento reuniu várias lideranças do Estado para discutir a reforma eleitoral, dando ênfase para a participação da mulher nos cargos eletivos.

A iniciativa desse debate atende ao requerimento nº 15 de 2011 da senadora Marta Suplicy, que propôs a realização de Audiências Públicas Regionais da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania nas cidades de Curitiba, São Paulo, Goiânia, Manaus e Salvador. A audiência contou com a participação de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, além de representantes de diversas entidades.

audincia pblica3Para a senadora Gleisi Hoffmann, o Brasil precisa ter regras mais democráticas para garantir uma representação mais expressiva das mulheres no Parlamento. A senadora defende o sistema de lista fechada, aprovado pela Comissão da Reforma Política, com alternância de gênero entre os candidatos indicados pelos partidos. “Não teremos uma democracia efetiva se a metade da população não estiver presente no Parlamento”, diz.

O sistema de lista intercalada também é defendido pelo senador do Acre Aníbal Diniz (PT). “A sociedade brasileira tem uma dívida histórica com as nossas mulheres e agora temos a oportunidade de garantir uma participação maior das representantes femininas no Parlamento”, disse. O senador Aníbal integra a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e veio ao Paraná para participar do evento a convite da colega paranaense Gleisi Hoffmann.

audincia pblica2Hoje, o Brasil está na 111ª posição quanto a proporcionalidade de participação de mulheres no Parlamento em relação ao número de homens. A Argentina ocupa o 11º lugar. O país africano Ruanda tem o primeiro lugar nesse ranking, com 50% de mulheres nos postos do Congresso. Em segundo lugar, vem a Suécia, com 46% e, em terceiro, a África do Sul, com 44%. Os dados são do professor José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

“Precisamos discutir propostas com a sociedade brasileira para ampliarmos a participação feminina na política. A iniciativa desse debate é muito importante para que possamos levar a visão da população sobre o sistema político ao Congresso”, enfatiza Gleisi.

--

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.