“Com a sede própria, o IFPR vai atender determinação do Ministério da Educação e poderá ampliar sua grade de cursos oferecidos aos moradores de Palmas e região”, informa Anibelli Neto
A Assembleia Legislativa concluiu, na última semana, a votação do projeto de lei 279/2011, que autoriza o Governo do Estado a doar o imóvel para a sede definitiva do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Palmas. De acordo com a proposta, do deputado Anibelli Neto (PMDB), a estrutura será construída numa área localizada na Rodovia PRT-280, no trevo da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná).
“Com a sede própria, o IFPR vai atender determinação do Ministério da Educação e poderá ampliar sua grade de cursos oferecidos aos moradores de Palmas e região”, informa Anibelli Neto. O projeto segue agora para sanção do governador Beto Richa (PSDB) e publicação no Diário Oficial.
NORMATIVA – O imóvel, de acordo com o projeto, será destinado exclusivamente para o estabelecimento de um campus do IFPR. Caso haja descumprimento da finalidade pré-estabelecida, o terreno retornará ao patrimônio do Governo do Estado.
De acordo com Anibelli Neto, o IFPR de Palmas oferece atualmente vários cursos de bacharelado e licenciatura à população local e moradores da região. Porém, com o aumento da demanda de estudantes, veio a cobrança pela ampliação da grade.
O campus do IFPR funciona em regime de comodato desde agosto do ano passado, em um prédio desapropriado pelo Governo do Estado no dia nove de março de 2010. A transferência da estrutura para abrigar o instituto foi aprovada pela portaria 728 da Secretaria Estadual de Ensino Superior, editada de 14 de junho de 2010.
HISTÓRICO – O município de Palmas, nos Campos do Centro Sul do Paraná, começou a ser ocupada há aproximadamente dois séculos. A colonização começou no século XVII, quando cidadãos paulistas cruzavam a região em busca das missões Jesuítas do Sul.
Por volta de 1720 - 1726, o bandeirante curitibano Zacarias Dias Côrtes fez a “Descoberta dos Campos de Palmas”, desbravando a região até a cabeceira do Rio Uruguai em busca de ouro. A denominação “Campos de Palmas” é atribuída ao major Atanagildo Pinto Martins que comandou uma expedição organizada pela Real Expedição de Conquista dos Campos de Guarapuava por volta de 1814-1819.
Em 28 de fevereiro de 1855, a Lei nº 22 aprovada pela Assembleia elevou a cidade a Categoria de FREGUESIA. Em 1868, a Lei nº 155 determinou a abertura da primeira estrada de Guarapuava a Palmas.
Em 13 de abril de 1877, Palmas foi elevado a categoria de Vila com o nome de “Vila do Senhor Bom Jesus dos Campos de Palmas”. A emancipação do município ocorreu com a Lei nº 484, em 14 de abril de 1879. (Com informações do portal www.palmas.pr.gov.br)
Foto legenda (2502anibelli neto)
Projeto de Anibelli Neto garante sede definitiva do campus do IFPR de Palmas
Foto: Nani Góis
Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956
DAMOS TEMPO ATÉ JULHO PARA A GRADE DO ENSINO SUPERIOR DO IFPR DE PALMAS SER AMPLIADA COMO UMA UNIVERSIDADE NORMAL.E NÃO VAMOS ACEITAR O FECHAMENTO DE NENHUM CURSO ASSUMIDO DA ANTIGA UNICS.QUEREMOS A CONTINUIDADE DE TODOS OS CURSOS E AULAS DE QUALIDADE COM PROFESSORES SUFICIENTES PARA ATENDER A DEMANDA DOS ALUNOS E PROFESSORES HABILITADOS NA ÁREA.