Dos 28,5 mil cargos existentes no estado para as polícias Civil e Militar, 8,3 mil estão desocupados. Enquanto isso, a população reclama do acirramento da violência. A taxa de homicídios, como exemplo, cresceu 57%
As polícias Civil e Militar do Paraná contabilizaram 29% de cargos vagos em seus quadros funcionais em 2009, situação que, com pequenas diferenças, persiste neste ano. Das 28,5 mil vagas existentes no estado, havia déficit de quase 8,3 mil até o fim do ano passado, de acordo com análise das contas do governo estadual realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Na Polícia Civil, a situação era mais caótica do que na Militar: das 6,5 mil vagas, praticamente 3 mil estavam em aberto.
Se não esclarece totalmente os notórios problemas de segurança pública dos últimos anos, a falta de policiais justifica parte das dificuldades para cumprir o dever de proteger a população. Enquanto os policiais não ocupam todas as cadeiras existentes, a violência continua a crescer no estado, conforme estatísticas oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). De 2007 a 2009, o índice de homicídios dolosos cresceu 57% e o de atentados contra a pessoa subiu 22%.
Delegado da Polícia Federal e ex-secretário Antidrogas de Curitiba, o recém eleito deputado federal Fernando Francischini analisa que os dois números se relacionam. “Sem policiais nas ruas, a consequência é o aumento da criminalidade. A tarefa da Polícia Militar é a prevenção”, diz. A falta de efetivo é histórica. Há quase duas décadas, os concursos públicos da área apenas repõem as perdas. Há anos, o planejamento da segurança pública vê o número de policiais diminuir. Na PM, cerca de mil oficiais se aposentam ou são exonerados por ano, conforme a Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares e dos Pensionistas (Amai). Na última década, a Polícia Civil não completou um ano com porcentual de ocupação maior que 70%. “Nosso máximo foi 69%”, diz o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), André Luiz Gutierrez. Uma ressalva deve ser feita: PM e Polícia Civil não são as responsáveis. F: InfonortePR
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.