A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada, pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), a indenizar uma fiel portadora de Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) em R$ 20 mil.
A 9ª Câmara Cível do TJRS, de forma unânime, entendeu que a mulher foi coagida moralmente a fazer doações em troca de graças divinas. A decisão reformou sentença dada pela comarca de Esteio que, em primeiro grau, negou o pedido da autora da ação alegando ausência de provas.
Na ação contra a igreja, a mulher afirmou que passou a frequentar os cultos após uma separação conjugal. A consequente divisão da empresa que possuía junto com o marido, culminou com a internação por TAB, patologia psiquiátrica grave que, uma vez diagnosticada, precisa ser tratada pelo resto da vida.
A autora relatou que estava em tratamento psiquiátrico e havia perdido seu juízo crítico, quando teria sido enganada pela Universal. Ela afirmou que doou parte do seu patrimônio à instituição sob a promessa de que seria curada por Deus.
A igreja lembrou o direito constitucional à liberdade de crença, que a mulher não teria sido incentivada a dar dinheiro e alegou que não havia provas das doações.
ZH




0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.