Assembleia aprova homenagem aos 47 anos de Capitão Leônidas Marques

Marcadores:

“A história da formação de Capitão Leônidas Marques está ligada diretamente a história da colonização do Oeste do Paraná”, disse o autor do requerimento, deputado Caíto Quintana

A Assembleia Legislativa aprovou esta semana uma homenagem aos 47 anos de emancipação política de Capitão Leônidas Marques, comemorados na última quinta-feira, 28 de abril. O requerimento, para envio de Votos de Congratulações, foi apresentado pelo líder do PMDB, deputado Caíto Quintana e apoiado por unanimidade pelos demais parlamentares.

“A história da formação de Capitão Leônidas Marques está ligada diretamente a história da colonização do Oeste do Paraná”, destacou Caíto Quintana. De acordo com levantamento do deputado, os primeiros moradores chegaram à localidade no início da década de 1957.

O primeiro personagem do município é o pioneiro Maximino Farrapo, que em 1957 se estabeleceu na região com uma “safra de porcos”, como eram denominadas as criações de suínos na época. “Também nesse mesmo ano, uma caravana de 30 famílias, liderada por João Ruth Schmidt, procedente do Rio Grande do Sul, ali se instalou, enfrentando sérias dificuldades”, relata o deputado.

Dois anos mais tarde, outras famílias chegaram ao local, dando origem à colonização italiana e alemã. A primeira denominação foi Aparecida d’Oeste, posteriormente substituída por Capitão Leônidas Marques, em 28 de abril de 1964, data de emancipação político-administrativa do município, desmembrada do município de Cascavel.

CICLOS ECONÔMICOS – “Progressista cidade do Oeste do Paraná, Capitão Leônidas Marques participou dos ciclos desenvolvimentistas da madeira, da hortelã, do feijão, da erva-mate e também dos efeitos da mecanização agrícola”, destacou Caíto.

Embora boa parte das riquezas e dos empregos gerados ainda estejam no campo, o perfil do município mudou muito nesses 47 anos – quase 70% da população, de aproximadamente 15 mil habitantes, mora no perímetro urbano e apenas trinta continuam no interior.

“O crescimento de Capitão Leônidas Marques resulta da junção do trabalho de várias gestões administrativas, da determinação e do empreendedorismo do seu povo”, disse o líder do PMDB. Hoje, os setores secundário e terciário são tão importantes quanto a agricultura para a economia local.

TURISMO – O município é dono de uma indústria em expansão e também incrementa o turismo com a Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, na rodovia 184, quilômetro 12. “Nossos parabéns às autoridades constituídas e à população desse município, que cada vez mais se projeta no cenário nacional”, concluiu o deputado.

Cópias do Voto de Congratulações serão enviadas ao prefeito Claudiomiro Quadri e ao presidente da Câmara de Vereadores, Edo Raizer.

Foto legenda (aerea cap leon marques0305)

Vista aérea da cidade de Capitão Leônidas Marques, no Sudoeste do Paraná

Foto: www.caplmarques.com.br

  • alt

Assembleia Legislativa do Paraná

Liderança do PMDB

Deputado Caíto Quintana

www.pmdbpr.org.br

www.caitoquintana.com.br

www.twitter.com/DeputadoCaito

Ronildo Pimentel / Olir Pivatto/ Mirella Ferreira

(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956

ronipimentel@hotmail.com

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.