Quase 80% dos prefeitos no Oeste do Estado PR pretendem investir em tecnologia

Marcadores:

Consulta da Rede Cidade Digital aos planos de governo revela tendência de informatização dos serviços públicos; Neste mês, gestores reúnem-se em Foz do Iguaçu para tratar das cidades digitais

A necessidade de se investir em sistemas e na implantação de projetos de cidades digitais e inteligentes para maior controle de gestão e eficiência no atendimento à população é cada vez mais crescente no país. No Oeste do Paraná, 79% dos prefeitos incluíram nos planos de governo, protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral, propostas de investimentos em tecnologia.

O levantamento foi feito pela Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa que promove no dia 26 de Julho, em Foz do Iguaçu, o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense. O evento, organizado em parceria com a Assespro-PR, é gratuito para servidores públicos e irá abordar políticas públicas, soluções de mercado e tecnologias implantadas nos municípios.

Ao todo, os prefeitos eleitos incluíram mais de 230 propostas para modernizar algum setor da administração pública, com destaque para Educação, com 15% do total, seguido da Segurança Pública, 12%. Informatização, como a disponibilização de serviços eletrônicos e digitalização dos processos, e Comunicação, abrangendo portais e ferramentas que facilitem a informação ao cidadão, por exemplo, são outras categorias que absorveram 30% do total de projetos citados. “Reflete a demanda social. As pessoas conectadas querem encontrar facilidades que o meio oferece também no setor público. Não existe outro caminho para reduzir custos, aumentar a arrecadação e promover o desenvolvimento socioeconômico de um município se não pela digitalização”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito Ailton “Ito” Caeiro, de Tupãssi, município localizado a cerca de 190 quilômetros de Foz do Iguaçu, colocou como demanda melhorias no sinal de telefonia e de internet aos moradores e produtores rurais. Entre as propostas do prefeito de Matelândia e presidente da Associação de Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Rineu Menoncin, mais conhecido como Teixeirinha, estão a aquisição de lousas digitais, câmeras de monitoramento, ações de inclusão digital, entre outras. Já entre as metas do prefeito de Campo Bonito, Antonio Carlos Dominiak, o Toninho, está a oferta gratuita do sinal de internet em espaços públicos.

O levantamento completo será apresentado durante o Fórum de Cidades Digitais, que será realizado no Parque Tecnológico Itaipu. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelohttp://redecidadedigital.com.br. Segundo o diretor da RCD, o objetivo do Fórum é promover a troca de experiências e facilitar investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação nas cidades.

Projetos inovadores – Durante o evento, Prefeitos da região serão homenageados por incluírem no planejamento ações em tecnologia visando o aprimoramento dos serviços públicos. Eles foram selecionados pela RCD a partir de iniciativas identificadas nas localidades e ainda aqueles que mais se destacaram por meio dos planos de governo protocolados no TSE no ano passado.

O II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense tem o patrocínio da Exati Tecnologia e apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação dos Municípios Oeste do Paraná (AMOP).

Serviço:
II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense
26 de Julho, em Foz do Iguaçu
Inscrições gratuitas para servidores públicos

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.