São José dos Pinhais sedia maior Congresso de Cidades Digitais do Estado

Marcadores:

Encontro reúne, nesta semana, prefeitos, gestores e vereadores para tratar de tecnologia no desenvolvimento local; Inscrições são gratuitas para servidores públicos


Por todo o Estado há municípios investindo em tecnologia na modernização dos serviços públicos, desconstruindo o conceito de que as cidades digitais e inteligentes estão apenas nas capitais e grandes centros. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), diversos modelos estarão em evidência no 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, principal encontro sobre o tema voltado para pequenos e médios municípios, que será realizado no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.


O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, irá reunir prefeitos, gestores e vereadores de mais de 100 municípios, para tratar de políticas públicas, soluções de mercado e modelos em andamento nas localidades. Esta edição traz como slogan “Tecnologia acelerando o desenvolvimento local”. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo redecidadedigital.com.br.


Importante polo econômico, a sede do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais também se destaca quando o assunto é informatização da gestão. Entre os projetos estão a central de monitoramento, referência para diversas Prefeituras que buscam investir em segurança, e a Farmácia Popular Municipal, iniciativa inédita no país que credenciou a rede privada, mediante convênio, para distribuição de medicamentos do SUS.


Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais, Rafael Rueda Mühlmann, a Farmácia Popular Municipal reduziu custos e melhorou o atendimento à população, evitando a falta de medicamentos obrigatórios, por exemplo, por problemas licitatórios, de armazenamento, entre outros. Localizada na Região Metropolitana de Curitiba e com cerca de 300 mil habitantes, a cidade conta com uma infraestrutura em fibra óptica que interliga 180 unidades e uma diretoria de TI para pensar e desenvolver soluções para administração. “Quanto mais você consegue inovar, desburocratizar, isso acaba aproximando o cidadão, otimizando os recursos e gerando dados para a tomada de decisão”, observa o secretário.


Mühlmann comenta sobre a importância de investimentos a curto, médio e longo prazo para que o setor público diminua o atraso tecnológico. “A tecnologia é um facilitador, onde conseguimos agilizar processos que antes demoravam”, conta ele sobre ações simples aplicadas na Prefeitura. No setor de RH, por exemplo, uma solicitação do servidor municipal que demorava uma semana, atualmente o prazo de resposta não passa de duas horas. A Saúde, lembra o secretário, também aumentou o montante de verbas recebidas após a sua total informatização. “Qualquer modelo de gestão necessita da tecnologia. Esse encontro é fundamental para que as Prefeituras possam ver o que está dando certo e evoluirmos na mesma direção. Ali realmente é o momento de trocar ideias e de modo colaborativo disponibilizar tecnologia também”, completa.


Guaíra, Jacarezinho, Monteiro Lobato (SP), Ponta Grossa, além da Câmara de Caxias do Sul (RS), são outros modelos confirmados para o evento. Também participam empresários, representantes de governos estaduais e a diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus.


Congresso - O 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia, Camerite e IDS; prata do Instituto Cidades Inteligentes, Unicesumar, Sinax e Smart Matrix; e bronze da Universidade Positivo, CPN Informática – CCONET, SoftExpert e CaspBrasil, além do apoio estratégico do Fala Cidadão e Level3/CenturyLink.


A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Infraero, Sanepar, União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR), das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, ASSOMEC, AMERIOS, AMUSEP, AMSOP, AMUNOP, AMUNORPI, AMUNPAR, AMUVI, CANTUQUIRIGUAÇU, COMCAM e dos hotéis Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business e Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto.


Serviço:


5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais


23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais


Inscrições gratuitas para servidores públicos



Informações pelo (41)3015-6812 ou pelocongresso@redecidadedigital.com.br


 


0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.