Exame nacional para professores preocupa CNTE

Marcadores:

Na manhã desta terça-feira, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, manifestou-se sobre o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente.
Durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Leão demonstrou preocupação com a possibilidade de a prova se transformar em instrumento de avaliação e mérito, levando a um ranqueamento de "bons ou maus professores":
— O que é para ser uma prova de ingresso vai se tornar uma prova para avaliar mérito e, por isso, nós somos totalmente contra.
De acordo com Leão, ainda há a chance de que a avaliação faça surgir um sistema de gratificação dos melhores docentes. Este é outro motivo pelo qual a CNTE se opõe ao Exame, uma vez que trabalha para que a construção do plano de carreira nacional dos professores seja uma política clara.
Para a CNTE, a qualidade do ensino não deve ser determinada somente com o conhecimento dos professores, pois outros componentes (como a jornada de trabalho e a estrutura da escola) também influenciam no trabalho dos docentes.
Leão ainda contestou o fato de o Exame não ter sido debatido com mais tempo e não ter envolvido as categorias da área de educação e a sociedade: 
— A CNTE está aberta a fazer a discussão que precisar fazer para mostrar os equívocos desta proposta. ZH

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.