Unioeste orienta comunidades agrícolas do Oeste do Paraná

Marcadores:

O projeto Gestão das Unidades Artesanais (GUA) iniciou, no último mês, as atividades da terceira turma da sua quinta edição. Serão atendidos 120 agricultores dos municípios de Corbélia e Ibema, na região Oeste do Estado. O projeto faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras e é executado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Para a coordenadora do projeto, professora doutora Loreni Brandalise, a principal intenção do núcleo é levar aos produtores uma instrução qualificada. “O objetivo é a fixar o produtor no meio rural, através da melhoria da sua qualidade de vida, evitando assim o êxodo”, diz a professora.
A iniciativa oferece capacitação aos agricultores para otimização de suas atividades cotidianas, transmitindo conhecimentos sobre atividades não agrícolas como forma de complemento da renda familiar. Os agricultores também participam de atividades motivacionais, aprendem técnicas de vendas, recebem orientação acerca do desenvolvimento territorial e associativismo, sessões de ginástica laboral e visitas de orientação em suas cidades.
A previsão é de que o projeto se estenda até janeiro de 2011. A equipe do GUA é composta por oito orientadores, entre professores da Unioeste, profissionais recém-formados e estudantes da instituição, oriundos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas.

   A.E.N

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.