Projeto de Anibelli Neto destina imóvel ao IFPR de Palmas

Marcadores:

“A ampliação da grade de cursos oferecidos pelo IFPR depende da sede própria do Instituto, conforme determinação do Ministério da Educação”, informa Anibelli Neto

O prédio que vai abrigar em definitivo o campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Palmas será construído numa área localizada na Rodovia PRT-280, no trevo da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná). A doação do imóvel, do Governo do Estado ao Município, está prevista no projeto de lei 279/2011, apresentado na última semana pelo deputado estadual Anibelli Neto (PMDB).

O imóvel em questão, segundo o artigo segundo do projeto, fica gravado com cláusula de impenhorabilidade e de inalienabilidade e será destinado exclusivamente para o estabelecimento de um campus do IFPR. Caso haja descumprimento da finalidade pré-estabelecida, o terreno retornará ao patrimônio do Governo do Estado.

DEMANDA MAIOR – De acordo com Anibelli Neto, o IFPR de Palmas oferece atualmente vários cursos de bacharelado e licenciatura à população local e moradores da região. Porém, com o aumento da demanda de estudantes, veio a cobrança pela ampliação da grade.

O campus do IFPR funciona em regime de comodato desde agosto do ano passado, em um prédio desapropriado pelo Governo do Estado no dia nove de março de 2010. A transferência da estrutura para abrigar o instituto foi aprovada pela portaria 728 da Secretaria Estadual de Ensino Superior, editada de 14 de junho de 2010.

“Ocorre que a ampliação da grade de cursos oferecidos pelo IFPR depende da liberação de novos servidores para ocuparem vagas de docentes e técnicos administrativos”, informa Anibelli Neto.

“Tal liberação depende da doação do imóvel, por parte do Governo do Estado, ao IFPR, pois o Ministério da Educação (MEC) exige que o instituto tenha imóvel próprio para efetuar a liberação de novas vagas”, completou.

O projeto já recebeu apoiamento dos demais deputados e está em análise nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa.

HISTÓRICO – O município de Palmas, nos Campos do Centro Sul do Paraná, começou a ser ocupada há aproximadamente dois séculos. A colonização começou no século XVII, quando cidadãos paulistas cruzavam a região em busca das missões Jesuítas do Sul.

Por volta de 1720 - 1726, o bandeirante curitibano Zacarias Dias Côrtes fez a “Descoberta dos Campos de Palmas”, desbravando a região até a cabeceira do Rio Uruguai em busca de ouro. A denominação “Campos de Palmas” é atribuída ao major Atanagildo Pinto Martins que comandou uma expedição organizada pela Real Expedição de Conquista dos Campos de Guarapuava por volta de 1814-1819.

Em 28 de fevereiro de 1855, a Lei nº 22 aprovada pela Assembleia elevou a cidade a Categoria de FREGUESIA. Em 1868, a Lei nº 155 determinou a abertura da primeira estrada de Guarapuava a Palmas.

Em 13 de abril de 1877, Palmas foi elevado a categoria de Vila com o nome de “Vila do Senhor Bom Jesus dos Campos de Palmas”. A emancipação do município ocorreu com a Lei nº 484, em 14 de abril de 1879. (Com informações do portal www.palmas.pr.gov.br)

Foto legenda (anibelli_neto)

Projeto de Anibelli Neto garante sede definitiva do campus do IFPR de Palmas

Foto: Nani Góis

Assembleia Legislativa do Paraná

Liderança do PMDB

Deputado Caíto Quintana

www.pmdbpr.org.br

www.caitoquintana.com.br

www.twitter.com/DeputadoCaito

Ronildo Pimentel

(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956

ronipimentel@hotmail.com

3 COMENTÁRIOS. AQUI:

  1. Anônimo disse...:

    Deputado Anibelli Neto; esperamos que o que o senhor fala no post acima aconteça mesmo,pois nós já estamos cheios de promessas e propagandas enganosas sobre o IFPR de Palmas.Chega de alguns politicos se promoverem em cima da Federalização da UNICS e depois acontecer o que está acontecendo no ensino no IFPR de Palmas.Pois queremos ensino gratuito,mas de qualidade.Ao contrário preferimos pagar mas ter organização e qualidade no ensino.

  1. Anônimo disse...:

    DEPUTADO ATÉ AGORA O BENEFICIO QUE TEMOS NO IFPR DE PALMAS É A MENSALIDADE GRATUITA.MAS SÓ ISSO NÃO BASTA PARA NÓS. QUEREMOS EDUCAÇÃO PUBLICA E DE QUALIDADE,QUE É O QUE NÃO ESTÁ ACONTECENDO EM PALMAS.EU ACHO QUE O SENHOR JÁ SABE PELO MENOS DA METADE DOS PROBLEMAS QUE OS ACADEMICOS DO IFPR DE PALMAS ESTÃO ENFRENTANDO.NÃO TEM PROFESSORES SUFICIENTES PARA ATENDER A DEMANDA DE ACADEMICOS.ALGUNS PROFESSORES QUE LÁ ESTÃO SÓ PARA OCUPAR OS ACADEMICOS(MATAÇÃO),FAZENDO OS MESMOS COPIAR TEXTOS... POR QUE NÃO SÃO HABILITADOS NA ÁREA,FALAM ABSURDOS E OS ACADEMICOS TEM QUE ATURAR OU FICAR SEM AULA.OS ACADEMICOS DE ENGENHARIA CIVIL ESTÃO AINDA SÓ NA TEORIA,ONDE JÁ DEVIAM ESTAR EM CAMPO FAZENDO AULAS PRATICAS. NÃO TEM LABORATORIOS ESPECIALIZADOS PARA OS FUTUROS ENGENHEIROS FAZEREM SUAS AULAS PRATICAS.ENTÃO EU LHE PERGUNTO SENHOR DEPUTADO,QUE TIPO DE PROFISSIONAIS VÃO SAIR DE LÁ,SE VOCES DEPUTADOS NÃO INTERFERIREM EM BENEFICIO DO INSTITUTO E DOS ACADEMICOS???COM O CONHECIMENTO QUE ESTÃO ADQUIRINDO NO IFPR,É BEM PROVÁVEL QUE SUAS OBRAS SEJAM PARECIDAS COM AS DO ENGENHEIRO NAIA.E AINDA FALAM EM FECHAR O CURSO DE E. CIVIL,TODOS OS CURSOS DE LÁ SÃO IMPORTANTES,MAS EU ACHO QUE O SENHOR SABE DA FALTA DE ENGENHEIROS QUE TEM NESTE PAIS. E DEPOIS ESTE CURSO FOI UMA CONQUISTA DE PALMAS E REGIÃO.NÃO VAMOS ACEITAR FECHAMENTO,NEM QUE TENHA QUE FECHAR O PAU.NÃO PODEMOS ACEITAR QUE PALMAS REGRIDA NO SETOR DE EDUCAÇÃO,POIS O SENHOR SABE QUE PALMAS JÁ FOI UM DOS MAIORES CENTROS UNIVERSITÁRIOS DO PARANÁ.CLARO QUE SERIA A ALTERNATIVA MAIS FÁCIL PARA OS GOVERNANTES FECHAR O CURSO E PRONTO RESOLVIDO O PROBLEMA.EU ACHO QUE AO INVÉS DE ESTAR PENSANDO EM FECAR CURSOS,DEVERIAM ESTAR PENSANDO NA AMPLIAÇÃO DE MAIS CURSOS,POIS O INSTITUTO É UM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL,QUE SERIA ATÉ UMA PIADA ESTAREM FALANDO ISSO. SE TODOS OS GOVERNANTES FIZEREM A SUA PARTE PELO INSTITUTO EM POUCOS MESES ESTARÃO COM OS PROBLEMAS RESOLVIDOS.PODE-SE DIZER QUE HOJE PALMAS ESTÁ SEM UNIVERSIDADE E AINDA DIZEM QUE A FEDERALIZAÇÃO FOI UM BENEFICIO!!! JÁ ESTAMOS COM SAUDADES DA UNICS!!! POIS PAGAVAMOS MENSALIDADES,MAS ERA UMA UNIVERSIDADE ORGANIZADA E TINHA ENSINO DE QUALIDADE. NÃO FALEM MAIS QUE O IFPR É UM INSTITUTO TECNOLÓGICO,ISSO A GENTE SABE,MAS VOCES TAMBÉM SABIAM,ANTES DA FEDERALIZAÇÃO QUE A UNICS TINHA CURSOS SUPERIORES EM ANDAMENTO. E ASSUMIRAM,PARA CERTOS GOVERNANTES SE PROMOVEREM EM CIMA DA FEDERALIZAÇÃO,MAS AGORA SUMIRAM E ESQUECERAM DO IFPR DE PALMAS.

  1. Anônimo disse...:

    Deputado Anibelli Neto; os academicos do curso de Engenharia Civil do IFPR de Palmas,estão pedindo a sua ajuda e de mais alguns colegas seus que o Senhor confia,para que seja melhorada de imediato a estrutura para o nosso curso.Nós não queremos sair do curso somente com um canudo e sem conhecimento nenhum.No IFPR ninguém está preocupado com a nossa formação,a não ser nós mesmos. E gora contamos com o seu apoio para que a estrutura do nosso curso seja melhorada. Até agora estamos só na teoria,sem poder conciliar com a pratica por falta de estrutura para o curso. Deputado o Senhor sabe a responsabilidade que um engenheiro tem na sua profissão,e a formação que estamos recebendo ,se não melhorar com o apoio dos deputados,não sei o que será de nós como profissionais. Precisamos com urgencia de salas com mesas especiais para desenhos e projetos,laboratórios de estruturas,geotecnia,tecnologia do concreto.Isso é o minimo necessário para que tenhamos uma boa formação. Em qualquer outra Universidade tem espaço para aulas praticas,com laboratórios... Agradecemos muito Senhor Deputado,pois temos certeza que vais atender o nosso pedido com urgencia!!!

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.