De acordo com o líder do PMDB, a chuva de granizo foi tão intensa que até 10 horas, 12 horas após ainda haviam quantidades enormes de pedras nas margens das estradas
O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB, apresentou requerimento aprovado na Assembleia, pedindo apoio da Defesa Civil e órgãos do Governo do Estado aos moradores do Sudoeste e Oeste do Paraná, atingidos pelo granizo no último final de semana. A chuva caiu na madrugada de sábado para domingo (25 para 26), dificultando qualquer tipo de prevenção pelos moradores.
“Milhares de moradores, principalmente dos municípios de Capanema, Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia tiveram suas residências destelhadas e a produção agrícola totalmente destruídos com o granizo que caiu na região no último sábado”, informou Caíto Quintana, na tribuna da Assembleia.
De acordo com o líder do PMDB, a chuva de granizo foi tão intensa que até 10 horas, 12 horas após ainda haviam quantidades enormes de pedras nas margens das estradas. “Em Capanema foram aproximadamente mil casas atingidas, em Capitão Leônidas Marques foram aproximadamente 1,5 mil residências”, disse.
PREJUÍZOS – Caíto informou que os municípios declararam situação de emergência devido aos danos provocados nos telhados e vidraças das residências. “Houve um prejuízo enorme para a pequena produção”.
“Essa época tem-se plantação de milho na região, que foi danificado quase que totalmente, hortifrutigranjeiro totalmente destruído”, informou o deputado. Caíto disse que as regiões, especialmente a Sudoeste, é formada predominantemente por pequenas propriedades.
“Um prejuízo dessa monta, além de frustrar safras futuras, traz um prejuízo impossível e difícil de ser suportado pelo pequeno proprietário”, destacou. No requerimento, além de detalhar as informações, Caíto pede uma ação imediata em socorro dos moradores atingidos.
SEM TELHAS – O drama das populações, ainda segundo o líder do PMDB, aumenta com as dificuldades em adquirir material para reconstruir as casas. “Não existem mais telhas para serem vendidas nas lojas, as pessoas precisam providenciar de fora”, disse.
Caíto completou informando que a chuva de granizo, por ocorrer em uma determinada região, dificulta o socorro das famílias. “Por outro lado registro que a Defesa Civil esteve já no domingo (26) presente fornecendo lonas para as casas danificadas, mas todos sabem que a lona é uma questão emergencial, é só num primeiro instante. Precisa ter a recuperação desses telhados”.
SEM AVISO – O líder do PMDB lembrou as catástrofes que ocorreram nas cidades do litoral, no início do ano e outras fatalidades. “Foi uma coisa que ocorreu na madrugada, sem que ninguém tivesse tido possibilidade de ser alertado anteriormente”.
“Espero a compreensão dos companheiros. Aqui não se trata de posições partidárias. Trata-se de uma posição de defesa dos interesses daqueles que estão necessitando urgentemente neste momento de recuperar as suas casas e muitas e muitas vezes privados pela condição econômica precisam do apoio do Poder Público”, concluiu Caíto.
Foto legenda (casa destelhada2806)
Milhares de residências no Sudoeste e Oeste do Paraná ficaram destalhadas com a chuva de granizo do último final de semana
Foto: http://www.capitaoleonidasmarques.pr.gov.br
Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel / Olir Pivatto
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956




0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.