Foi realizada nesta quarta-feira (15) no município de Toledo a segunda etapa preparatória promovida pelo Programa Cultivando Água Boa para a Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que acontecerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro. No evento o deputado estadual Elton Welter (PT) manifestou em seu discurso sua preocupação em relação à problemática das microbacias e a crescente incidência de erosão em propriedades rurais, que em sua opinião são consequência da degradação do meio ambiente.
Welter frisou que é preciso retomar os programas do passado e alertou: “as bases estão baixando de novo, precisamos segurar mais a água no solo, pois o problema da erosão volta a preocupar. Por isso é preciso fazer uma ampla discussão sobre isso com todos os segmentos”, disse o deputado. Ele destacou ainda que há um desafio a ser vencido pelo setor agrícola, que consiste na questão da preservação do meio ambiente diante das práticas abusivas de uso de defensivo agrícola. Segundo ele resistir a pressão que o mercado exerce no estímulo ao uso de defensivos agrícolas, visando a comercialização é uma batalha dura. Welter comentou que “tem a convicção de que a diminuição do uso de agrotóxicos é uma necessidade, e que isso é uma vontade da maioria da sociedade, e não vai ser o tensionamento do mercado que vai dar a direção, e sim a vontade da população, como também a disposição e o fomento de políticas públicas que incentivem a diminuição de insumos que contaminam os alimentos e o meio ambiente”, disse.
O deputado relatou ainda em seu discurso que criou uma resolução na Assembleia Legislativa do Paraná prevendo que em toda semana do meio ambiente, comemorada no mês de junho, serão reconhecidos os trabalhos de pesquisadores, profissionais, ou entidades que se destacaram na questão ambiental. “Essa é uma forma de reconhecimento pela Assembleia dos trabalhos realizados. Os primeiros que receberam essa premiação foram os gerentes do programa Cultivando Água Boa e dois professores do Paraná que pesquisam a Araucária, árvore símbolo do Paraná”, relatou Welter frisando que as boas práticas poderão ser lembradas e homenageadas pelo Poder Legislativo.
De acordo com o gerente executivo do programa Cultivando Água Boa, Odacir Fiorentin, na Conferência Rio+20, que vai marcar os 20 anos da realização da ECO-92, o programa desenvolvido pela Itaipu Binacional – Cultivando Água Boa vai apresentar suas propostas e experiências por meio de 70 delegados escolhidos nas pré-conferências que serão realizadas neste ano ainda. Ele explicou que o objetivo é debater quais propostas serão levadas para a Rio+20. “Nesses pré-encontros em cada município vamos escolher 70 delegados que vão representar os 29 municípios que integram a Bacia III, eles estarão representando o Cultivando Água Boa, e desse modo apresentar propostas que podem contribuir para um planeta mais equilibrado e sustentável.
Palestra
No evento desta quarta-feira (15) também foi realizada uma palestra com o professor coordenador dos Projetos Ambientais da Universidade Católica de Brasil (UCB), Genebaldo Freire Dias. O tema da palestra foi “Os Desafios Socioambientais e as Dificuldades da Perspectiva humana”. O professor explicou que o encontro de hoje é uma tentativa de ampliar a percepção das pessoas em relação aos seus desafios e as estimular a participarem de iniciativas de melhorias. “Pois não tem nada perdido, mas não dá para esperar muito”, alertou o professor pesquisador em meio ambiente.




Parabens ao Deputado Welter por estar sempre preocupado com a preservacao do meio ambiente e a sustentabilidade. Rio + 20 eh nois