CTC - Marialva

Marcadores:

CTC MarialvaPrefeitura está implantando o PROGREDIR - Programa de Geração de Renda, Desenvolvimento Integrado e Reciclagem

Marialva produz cerca de 15 toneladas por dia de resíduos sólidos domésticos

Atualmente o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos assume papel relevante, em virtude da relação existente entre a disposição de resíduos com a saúde pública e a degradação ambiental. Dessa relação, surge a necessidade da adoção de um sistema de gerenciamento que possa apresentar procedimentos capazes de minimizar os impactos negativos da geração dos resíduos e possa também fazer desses resíduos uma alternativa econômica de geração de renda.

Com esse objetivo e em função de atender as determinações da Lei que Regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Governo Municipal de Marialva sai na frente com a construção do Centro de Triagem e Compostagem (CTC) de Resíduos Sólidos Urbanos, junto ao Aterro Sanitário.

A nova estrutura conta com 900m2 de área construída, compreendendo setor administrativo, refeitório, sanitários, baias de compostagem e o barracão de triagem. As edificações têm apelo voltado à preservação ambiental, como, por exemplo, a cobertura com telhas ecológicas e fossa séptica biodisgestora.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdinei Cazelato, Marialva produz cerca de 15 toneladas por dia de resíduos sólidos domésticos. “Quando atingirmos o pleno funcionamento do Centro de Triagem e Compostagem, apenas 15% desse material (o rejeito) irá para o aterro sanitário. O nosso projeto é o primeiro em implantação na região”, frisa Valdinei.

A ACLIMAR (Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Marialva), será responsável pela operação do CTC, que terá a capacidade de agregar até 50 pessoas.

“Após a implantação completa do projeto, todo o lixo produzido pelos moradores passará por um processo de triagem onde os materiais recicláveis serão segregados e enfardados, já o material orgânico passará pelo processo de compostagem, resultando em rico composto orgânico, gerando emprego e renda para diversas famílias da cidade”, disse o Prefeito Deca.

Com a implantação do PROGREDIR o município de Marialva colherá melhorias significativas nos âmbitos social, ambiental e econômico, melhorando a qualidade de vida dos membros da associação (ACLIMAR), diminuindo o impacto no aterro sanitário e aumento de sua vida útil, reduzindo à níveis insignificantes o envio de resíduos recicláveis ao aterro, agregando valor econômico ao resíduo sólido urbano, gerando uma nova atividade econômica com a compostagem. Além disso, o município fica em conformidade com a Lei Federal 11.445/2007 a qual estabelece a política nacional de resíduos, onde a reciclagem e a compostagem são itens considerados obrigatórios no tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

A previsão é de que o CTC entre em operação dentro de aproximadamente 60 dias.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Marialva

Everton Alves / José Roberto Vares

(44) 3232 8354

(44) 8811 0697

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.