Apple poderá enfrentar inquérito devido aos novos termos do iPhone SDK

Marcadores:

A repercussão causada pelos novos termos do iPhone SDK 4.0 chamou a atenção de órgãos governamentais dos Estados Unidos, que deverão iniciar um inquérito contra a Apple para definir se sua iniciativa de bloqueio a ambientes intermediários de desenvolvimento pode ser considerada uma prática antitruste. Dado o tamanho da App Store, não é de se estranhar que queiram considerar os seus futuros planos para o iPhone OS como prejudiciais para a competitividade entre plataformas.

Talvez obrigar desenvolvedores a usar apenas o iPhone SDK para a criação de apps não seja algo que dificulte a adoção de outras plataformas por parte deles, mas proibir ferramentas intermediárias no firmware 4.0 torna difícil que aplicativos de outros sistemas móveis entrem para a App Store mantendo uma base comum — o que aparentemente é o propósito da Adobe com o Flash, dentre outros exemplos. Explicar o caso em uma investigação não aparenta ser difícil, mas certamente trará dores de cabeça.

De acordo com o New York Post, ainda não se sabe quem advertirá a Apple primeiro, mas a melhor hipótese é que serão membros do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ou da sua Comissão Federal de Comércio. Se o caso evoluir de um inquérito para uma investigação geral, a empresa terá que fornecer mais informações sobre o processo da App Store ao governo, detalhando (ainda mais?) os seus motivos para bloquear ambientes intermediários de desenvolvimento. NYP

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.