Câmara aprova projeto que cria o Conselho da Juventude de Palmas

Marcadores:

A Câmara de Vereadores aprovou, na segunda-feira (21), o Projeto Lei que cria o Conselho Municipal de Juventude de Palmas. O colegiado, com funções consultivas, normativas, fiscalizadoras e deliberativas, vai assegurar a participação da comunidade nas ações e serviços relacionados à população jovem e atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas da juventude.

O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Planejamento e encampado pelo Poder Executivo, teve aprovação unânime em primeira discussão, com o plenário lotado de estudantes do Colégio Estadual Dom Carlos. “O Conselho Municipal da Juventude vai beneficiar os jovens de Palmas, dando a eles direito de exigir o cumprimento da legislação que assegure seus direitos", disse Aloísio.

Que completou: "Além de viabilizar a vinda de recursos para o desenvolvimento de políticas específicas da juventude”. Segundo o diretor de Planejamento, o apoio e compreensão dos vereadores esta sendo fundamental para aprovação do projeto.

O Conselho da Juventude será um órgão autônomo e de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador e de representação da população jovem. Ele vai assegurar a participação da comunidade nas ações e serviços relacionados à população jovem e atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da Política da Juventude.

Contexto
O conselho será paritário, constituído por oito membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados pelo Chefe do Poder Executivo. Serão quatro pessoas representantes do poder público e quatro representantes da sociedade civil, cuja escolha será feita na forma.

O colegiado vai estabelecer prioridades e diretrizes a serem observadas na elaboração, atualização e execução da Política Municipal da Juventude. Também irá avaliar, fiscalizar e controlar a execução dos programas relacionados ao segmento.

Caberá ao Conselho promover, entre outras, debates, palestras, audiências públicas e estudos, de forma a conhecer os problemas da população jovem de Palmas e mantê-la informada acerca da execução de suas políticas.

As  leis federais do Estatuto da Juventude e do Estatuto da Criança e do Adolescente serão as norteadoras do Conselho. O colegiado também vai desenvolver políticas voltadas para o jovem pensar no desenvolvimento social e econômico do município a médio e longo prazo.

Composição
Os representantes do conselho serão escolhidos através de indicação e eleição. Os conselheiros serão designados pelo Executivo e serão advindos respectivamente da Secretaria de Educação e dos departamentos da Saúde, Assistência Social e Planejamento.

Os membros da sociedade civil serão eleitos na Conferência Municipal da Juventude e deverão indicar conselheiros que representação. O projeto ainda será votado em segunda discussão.

Foto legenda (conselho juventude)
Estudantes do Colégio Estadual Dom Carlos acompanharam aprovação do projeto que cria o Conselho da Juventude de Palmas
Foto: Ronildo Pimentel




Prefeitura de Palmas (PR)
Comunicação Social
www.pmp.pr.gov.br
www.facebook.com/prefeituradepalmas
www.twitter.com/palmas_pr
ronipimentel@pmp.pr.gov.br
(46) 3263-7033 e (46) 3263-7000

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.