Os estudantes da rede
pública de Palmas, no Sudoeste do Paraná, querem mais debates sobre temas
variados em sala de aula e atividades extraclasse, como passeios orientados e
visitas técnicas. A maioria deles assume praticar atividades esportivas quando
não estão em sala de aula e planeja cursar uma faculdade no futuro.
Os dados integram pesquisa inédita realizada com duas turmas do 2° ano do médio de uma escola da rede estadual de Palmas. No levantamento, promovido na última quarta-feira (02 de agosto), os estudantes responderam perguntas específicas sobre comportamento e também sobre metodologias de ensino, esportes e matérias favoritas.
Na pesquisa, sem valor científico, 97% dos estudantes afirmam que pretendem fazer um curso superior, logo após concluir o ensino médio. Entre as opções escolhidas estão medicina, odontologia, educação física, agronomia, administração e direito.
"Mas há quem também optou por se formar em veterinária, nutrição, beleza, enfermagem entre outros", disse Isabele Cristine Brasil, estudante do 2º ano e coordenadora da pesquisa. Segundo ela, a enquete foi organizada como forma de aprendizagem e preparação para realização de monografias e mesmo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Interação
Nos questionários, pelo menos 51% dos estudantes pedem por mais debates em sala de aula. Na avaliação, a alternativa indica que os mesmos acreditam que o uso de interação contribuir na aprendizagem. Outros 49% consideram interessante a realização de mais palestras com temas sobre a atualidade.
Com os debates e palestras, o aluno tem a oportunidade de expor sua opinião e também respeitar a do seu colega, afirmam. "Desta forma, acredito que teremos uma maior interação entre professores e estudantes, que é um dos pontos que ajuda no desenvolvimento acadêmico", disse a estudante Dabila Lobas, ao comentar sobre a ideia de ter oportunidade de interagir com a turma e professores.
A maioria dos estudantes que respondeu o estudo, pede como atividades extraclasse passeios que tenham a finalidade de aproximar a prática da teoria com o ensino de campo. O Museu Histórico Municipal foi citado como um dos locais para visitar. A estrutura guarda objetos, relatos e imagens da formação de Palmas, a primeira cidade do Sudoeste do Paraná.
Facilidades
Na avaliação da enquete, foi observado que 76% dos estudantes tem mais facilidade em aprender disciplinas como física, biologia e educação física, e dificuldade nas disciplinas de geografia e matemática.
Entre as atividades preferidas, quando não estão em sala de aula, 53% dizem gostar de passeios e outras atividades de lazer e 32% que gostam de praticar esportes. Também foram citadas como ações como leitura e aulas de música.
A enquete também perguntou se o estudante pratica algum esporte e qual modalidade preferida. Entre as práticas mais citadas estão vôlei, futsal, atletismo, lutas marciais e dança.
Foto legenda (estudante palmas3)
Enquete revela detalhes do comportamento dos estudantes de Palmas
Fotos: Secretaria Estadual de Educação
Os dados integram pesquisa inédita realizada com duas turmas do 2° ano do médio de uma escola da rede estadual de Palmas. No levantamento, promovido na última quarta-feira (02 de agosto), os estudantes responderam perguntas específicas sobre comportamento e também sobre metodologias de ensino, esportes e matérias favoritas.
Na pesquisa, sem valor científico, 97% dos estudantes afirmam que pretendem fazer um curso superior, logo após concluir o ensino médio. Entre as opções escolhidas estão medicina, odontologia, educação física, agronomia, administração e direito.
"Mas há quem também optou por se formar em veterinária, nutrição, beleza, enfermagem entre outros", disse Isabele Cristine Brasil, estudante do 2º ano e coordenadora da pesquisa. Segundo ela, a enquete foi organizada como forma de aprendizagem e preparação para realização de monografias e mesmo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Interação
Nos questionários, pelo menos 51% dos estudantes pedem por mais debates em sala de aula. Na avaliação, a alternativa indica que os mesmos acreditam que o uso de interação contribuir na aprendizagem. Outros 49% consideram interessante a realização de mais palestras com temas sobre a atualidade.
Com os debates e palestras, o aluno tem a oportunidade de expor sua opinião e também respeitar a do seu colega, afirmam. "Desta forma, acredito que teremos uma maior interação entre professores e estudantes, que é um dos pontos que ajuda no desenvolvimento acadêmico", disse a estudante Dabila Lobas, ao comentar sobre a ideia de ter oportunidade de interagir com a turma e professores.
A maioria dos estudantes que respondeu o estudo, pede como atividades extraclasse passeios que tenham a finalidade de aproximar a prática da teoria com o ensino de campo. O Museu Histórico Municipal foi citado como um dos locais para visitar. A estrutura guarda objetos, relatos e imagens da formação de Palmas, a primeira cidade do Sudoeste do Paraná.
Facilidades
Na avaliação da enquete, foi observado que 76% dos estudantes tem mais facilidade em aprender disciplinas como física, biologia e educação física, e dificuldade nas disciplinas de geografia e matemática.
Entre as atividades preferidas, quando não estão em sala de aula, 53% dizem gostar de passeios e outras atividades de lazer e 32% que gostam de praticar esportes. Também foram citadas como ações como leitura e aulas de música.
A enquete também perguntou se o estudante pratica algum esporte e qual modalidade preferida. Entre as práticas mais citadas estão vôlei, futsal, atletismo, lutas marciais e dança.
Foto legenda (estudante palmas3)
Enquete revela detalhes do comportamento dos estudantes de Palmas
Fotos: Secretaria Estadual de Educação
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.