Congresso Paranaense de Cidades Digitais aborda tecnologia no desenvolvimento local

Marcadores:

São José dos Pinhais sedia encontro estadual em novembro

Os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento local dos pequenos e médios serão tratados por prefeitos, gestores, vereadores e especialistas que participam do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, marcado para os dias 23 e 24 de novembro em São José dos Pinhais, através de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura Municipal da localidade. O evento, gratuito para servidores públicos, visa facilitar o planejamento e implantação de ações voltadas para eficiência de gestão. As inscrições podem ser feitas pelohttp://redecidadedigital.com.br

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta o potencial das cidades que investem em tecnologia não apenas no que se refere à conectividade e melhorias na oferta dos serviços prestados à população, mas também no fomento ao crescimento socioeconômico. “As cidades digitais e inteligentes propiciam o ambiente para o surgimento de novos modelos de negócios, produtos e soluções que trazem impactos em todos os segmentos da sociedade, criando diversas possibilidades para que os setores se desenvolvam. Um bairro digital, por exemplo, promove muito mais a interação entre as pessoas, estimula o comércio local e uma oferta maior de facilidades aos moradores”, observa.

Um dos modelos confirmados para o Congresso é o de Guaíra, destaque vindo do Oeste do Estado. Localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, a cidade com cerca de 33 mil habitantes priorizou o uso de TICs e criou um modelo de saúde digital, referência atualmente para diversas localidades. Outros processos de informatização dentro da Prefeitura também trouxeram recursos e resultados positivos para a gestão.

Projetos inovadores - Durante o encontro, prefeitos serão homenageados em reconhecimento ao trabalho de estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal de cidade digital. A seleção acontece até o dia 31 deste mês e inclui também aqueles que mais se destacaram por meio dos planos de governo protocolados no TSE no ano passado.

Consulta da RCD revela que dos 399 municípios do Paraná, 76% dos prefeitos eleitos incluíram iniciativas digitais visando melhorar algum setor da administração pública.
O Congresso tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), da Infraero; União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR) e das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, AMERIOS, AMUSEP, AMUVI e AMSULPAR.

Serviço:

5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://redecidadedigital.com.br

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.